SABERES E EXPERIÊNCIAS ADVINDOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Estágio de Docência. Saberes Docentes. Formação de Professores. Educação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo narrar e analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência (ED) de um curso de pós-graduação stricto sensu em Educação, em disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). Tem como arcabouço metodológico orientador dos procedimentos de pesquisa, a pesquisa narrativa. Os participantes da pesquisa são dois autores do presente artigo. Foram realizadas narrativas (auto)biográficas referentes às experiências formativas no ED realizados nos anos de 2020 e 2021. Os dados que permitiram à construção das narrativas se referem às notas de campo feitas pelos pesquisadores durante o planejamento das aulas, os encontros com os alunos das disciplinas e os relatórios do ED. A análise das narrativas se constituíram pelas experiências dos pós-graduandos, relacionadas ao planejamento da disciplina, a vivência das aulas, e o processo formativo e saberes advindos dessa experiência. Constatou-se que o processo de ED trouxe consigo as marcas das vivências da graduação, além de outros aspectos: a experiência docente das aulas no formato online, o processo de acompanhamento do professor titular das disciplinas, e as reflexões sobre a prática de ensino-aprendizagem, a interação professor-aluno e o que é ser professor nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

Deivid Leôncio Gomes da Costa, Universidade Federal de Jataí

Graduado em Sistemas de Informação (UEG), Mestrando em Educação (PPGE/UFJ). 

Mariany Silva Santos, Universidade Federal de Jataí

Licenciada em Educação Física (UFG), Mestranda em Educação (PPGE/UFJ). 

Vivianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Ciências do Esporte e da Atividade Física (UCLM-Espanha), Docente dos cursos de Educação Física (UFJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJ).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010. Aprova o novo regulamento do programa de demanda social constante do anexo a esta portaria. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 73, Seção 1, p. 31-32, 19 abr. de 2010.
BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30. Jan/jun. 2002.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EdUFU, 2011.
CORRÊA, G. T.; RIBEIRO, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013.
CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. 1-10. 1997.
DELIZOICOV, D. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. pp.125-150.
FIORENTINI, D. Uma história de reflexão e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E. M. (Org.). Histórias e investigações de/em aulas de matemática. Campinas: Alínea, 2006. p. 13-36.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
ROSA, L. F. C.; DORNELES, A. M. Narrativas no estágio de docência: outros olhares para a pesquisa na educação química. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p410-426, 2021.
MORAES, A. A.A. Histórias de leitura em narrativas de professoras: alternativa de formação. Manaus: Univ. do Amazonas, 2000.
SOARES, M. C.; MEDEIROS, N. F. M. Narrativa (auto)biográfica da experiência formativa na pós-graduação da UERN. HOLOS, Natal, v. 3, p. 186–197, 2016.
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador/BA: UNEB, 2006.
VIEIRA, R. A.; MACIEL, L. S. B. Estágio de docência prescrito pela CAPES: tensões e desafios. QUAESTIO, Sorocaba, v. 12, p. 47-64, nov. 2010.
WINK JÚNIOR, M. V.; STEIN, G. Heterogeneidade da turma e o aprendizado escolar: o papel das qualificações do professor. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 49, p. 179-194, jul./dez. 2017.
MELO, J. R. Formação docente e a prática pedagógica: os saberes docentes diante da prática pedagógica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 17, n. 11, p. 139-152, 2021.
MENDES, M. L. F; DELBONE, E. A avaliação contínua e a prática pedagógica. In: Cadernos temáticos: o professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: Secretaria de Educação, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_fecilcam_ped_pdp_marcia_lucia_forastiere_mendes.pdf. Acesso em 30/05/22.
SOUSA, A. A. R.; MIGUEL, J. R. Postura do professor e atuação didática para uma aprendizagem significativa. Id on Line Revista Multidisciplinar de Psicologia, Fortaleza, v. 14, n. 50, p. 592-605, 2020.
Publicado
2022-09-28