(DES)VOZEAMENTO DE IDENTIDADES DE GÊNERO NO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PESQUISAS PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NA ÚLTIMA DÉCADA

Palavras-chave: Direitos Humanos; Identidades; Gênero.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar como está caracterizada a produção acadêmica no Brasil no que compete às políticas públicas de acesso e permanência de travestis e transexuais na educação superior nacional. A Fundamentação Teórica, mobilizada no tratamento dos dados, está alojada na interface entre os estudos aplicados da linguagem e os direitos humanos, partindo do pressuposto de que ambas as vertentes de conhecimento apresentam um arcabouço investigativo satisfatório à proposta aqui delineada. A Metodologia é de caráter documental e bibliométrico, tendo sido desenvolvida por intermédio do Portal de Periódicos da CAPES, ao adotar o recorte de tempo estabelecido entre 2012 e 2022. Os resultados revelam que a referida temática ainda é bastante incipiente junto às produções acadêmicas mapeadas, o que reafirma a importância de se discutir mais densamente sobre isso, face às demandas de uma sociedade emergente.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), Santo André (SP). Orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Thiago Luiz Sartori, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

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Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos