(DES)VOZEAMENTO DE IDENTIDADES DE GÊNERO NO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PESQUISAS PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NA ÚLTIMA DÉCADA
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar como está caracterizada a produção acadêmica no Brasil no que compete às políticas públicas de acesso e permanência de travestis e transexuais na educação superior nacional. A Fundamentação Teórica, mobilizada no tratamento dos dados, está alojada na interface entre os estudos aplicados da linguagem e os direitos humanos, partindo do pressuposto de que ambas as vertentes de conhecimento apresentam um arcabouço investigativo satisfatório à proposta aqui delineada. A Metodologia é de caráter documental e bibliométrico, tendo sido desenvolvida por intermédio do Portal de Periódicos da CAPES, ao adotar o recorte de tempo estabelecido entre 2012 e 2022. Os resultados revelam que a referida temática ainda é bastante incipiente junto às produções acadêmicas mapeadas, o que reafirma a importância de se discutir mais densamente sobre isso, face às demandas de uma sociedade emergente.
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo/SP: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo/SP: HUCITEC, 2003.
BAKHTIN, M. Problems of Dostoevsky’s Poetics. London: University of Minnesota Press, 1984.
BAUMAN, Z. Vida para o Consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.
BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2004.
BOHN, H. I. Ensino e Aprendizagem de Línguas: Os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In.: MOITA LOPES, L. P. (org). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani: São Paulo/SP, 2013. p. 79-98.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BUTLER, J. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, J. Cuerpos que Importan: Sobre los límites materiales y discursivos del sexo. Buenos Aires: Paidos, 1997.
CADEMARTORI, L. H. U.; GRUBBA, L. S. O Embasamento dos Direitos Humanos e sua Relação com os Direitos Fundamentais a partir do Diálogo Garantista com a Teoria da Reinvenção dos Direitos Humanos. Revista Direito, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 703-724, Jul-Dez 2012.
CASTRO, N. M. Histórias de In/Exclusão na Escola: Análise Semiótica de Histórias de Vida e de Formação de Acadêmicos Homossexuais na UFT. 2018. 177f. Tese de Doutorado (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura). Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína: TO, 2018.
CASTRO, N. M. Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil. 2010. 123f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Linguística Aplicada) Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, Universidade Estadual de Campinas, Campinas: SP, 2010.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J. P; GROULX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. P. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
COSTA, M. C. V. O magistério e a política cultural de representação e identidade. In: COSTA, M. V. (org.). O magistério na política cultural. 1 ed. Canoas (RS): Editora da ULBRA, 2006, v. 1, p. 69-92.
FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada e visão de linguagem: por uma INdisciplinaridade radical. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 599-617, 2017.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, S. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
KLEIMAN, A. B. Agenda de Pesquisa e Ação em Linguística Aplicada: Problematizações. In.: MOITA LOPES, L. P. (orgs). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo/SP: Parábola, 2013. p. 39-58.
LATOUR, B. Reagregando o Social: Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador/BA: EDUSC, 2012.
LEFFA, V. J. A auto-heteroecoformação tecnológica. In.: MOITA LOPES, L. P. (org). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschriff para Antonieta Celani. São Paulo/SP: Parábola, 2013. p. 59-78.
LOURO, G. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2007.
MAHER, T. M. Em busca de Conforto Linguístico e Metodológico no Acre Indígena. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 47, p. 409-428, 2007.
MAHER, T. M. Sendo Índio em Português. In: SIGNORINI I.(Org.). Lingua(gem) e Identidade: Elementos para uma Discussão no Campo Aplicado. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras; FAPESP;FAEP/UNICAMP, 1998, v. 1, p. 115 138.
MEY, J. L. As Vozes da Sociedade: Seminários de Pragmática. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
MOITA LOPES, L. P. da (org). Discursos de Identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2003.
MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In.: MOITA LOPES, L. P. da (org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a. p. 85-108.
MOITA LOPES, L. P. da. Uma Linguística Aplicada Mestiça e Ideológica: Interrogando o campo como linguista aplicado. In.: MOITA LOPES, L. P. da (org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006b. p. 13-44.
MOLINARO, C. A. Dignidade, Direitos Humanos e fundamentais: uma nova tecnologia disruptiva. Rev Bio y Der, v. 39, n. 1, p. 103-119, 2017.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
MORIN, E; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
NARDI, H. C.; SILVEIRA, R. S.; MACHADO, P. S. (Org.). Diversidade sexual, relações de gênero e políticas públicas. Porto Alegre: Sulina, 2013.
PEREIRA, B. G. La Sociopragmatique de Jacob Mey: Considérations sur la Théorie des Voix Sociales. Scholars International Journal of Linguistics and Literature, v. 4, p.179-182, 2021.
PEREIRA, B. G. Analisi del Discorso sui media e delle voci sociali: Costruzione linguistica e ideologica dei fenomeni di massa in Brasile. Latin American Journal of Development,v. 2, p. 330-340, 2020.
PEREIRA, B. G. Evolution of Applied Linguistics in Brazil. Revista São Luis Orione, v. 4, p. 5-15, 2017.
PEREIRA, B. G. Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva. 2016. 350 f. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína, 2016.
PEREIRA, B. G. Linguística Sistêmico-Funcional e Análise Crítica do Discurso em Confluência: Diálogos possíveis em Linguística Aplicada. Revista Ribanceira, Belém. v. 1, n. 4. Jul. Dez. 2015. p. 32-43.
PEREIRA, B. G.; ANGELOCCI, M. A. Metodologia da Pesquisa. Pará de Minas (MG): Editora VirtualBooks, 2021.
SARTORI, T. L. Análise da Educação Brasileira em Face ao Estudo da Sexualidade: Marginalização da Educação Sexual na BNCC. Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 23 , n. 00 , e022001, jan./dez. 2022.
SARTORI, T. L. Educação, Direitos Humanos e Violência Homofóbica no Ambiente Escolar: A Concepção dos Gestores. 2020. 130f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, São Caetano do Sul: SP, 2020.
SÁ-SILVA, J. R. et al. Pesquisa Documental: Pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I. 2009.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2006.
SIGNORINI, I. Prefácio. In.: SIGNORINI, I. (org). Gêneros Catalisadores: Letramento e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 7-18.
SILVA, C. T. R. et al. Educação para uma Cultura de Direitos Humanos: compartilhamento intersubjetivo de valores. Scientific Electronic Library Online, 2021.
SMITH, A. S. P. O.; SANTOS, J. L. O. Corpos, identidades e violência: o gênero e os direitos humanos. Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 08, N. 2, 2017, p. 1083-1112.
SOUSA, L. A. B. de; GRAUPE, M. E.; LOCKS, G. A. Políticas Públicas de Gênero no Contexto Escolar: Percepções de Orientadoras Educacionais. Revista Latino Americana de Geografia e Gênero, v. 10, n. 1, p.197-213, 2019.
SOUSA, T. S. Humano demasiado inumano: gênero, direitos humanos e discursos em disputa. Revista Direito, Estado e Sociedade, n. 56, p. 292 a 315 jan/jun 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).