OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DE UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA

Palavras-chave: Institutos Federais. Análise Sócio-histórica. Educação Profissional.

Resumo

Considerando a importância da educação profissional para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil com foco na atuação dos Institutos Federais de Educação (IFETs), objetiva-se apreciar as etapas históricas desde sua criação, analisando as transformações que ocorreram neste mais de um século de história até chegarmos no modelo institucional atual. Para tanto procedeu-se a uma pesquisa de cunho exploratória realizada a partir de um levantamento bibliográfico e documental. Os Institutos Federais são instituições multicampi, que contabilizam 602 campus distribuídos pelo país, são referência na educação profissional e tecnológica. Desse modo, observa-se que a educação profissional sempre esteve atrelada a setores da economia, da política, e do campo social, normalmente respondendo a estímulos desses, assim, podemos notar, que ao longo de sua história foi importante ser tratada também como uma forma de inclusão social, indo além de simplesmente formar mão de obra para o mercado, mas formar o cidadão para o mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Thiago Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Graduado em Administração (UNISUL), Especialista em Administração Estratégica (UNIASSELVI) e  Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (UNESC). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação no IFSC e Professor no UNIBAVE.

Cibele Mariot, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Graduada em Pedagogia (Uniasselvi), Especialista em Metodologias e Práticas de Ensino (FUCAP) e Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Atualmente é Técnica Administrativa em Educação no IFSC.

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Publicado
2024-02-21