EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PARFOR: UMA ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN NO CAMPUS DE ASSU/RN

Palavras-chave: PARFOR. Curso de Pedagogia. Formação de Professores. Experiências Formativas.

Resumo

Este trabalho apresenta experiências didáticas, políticas e pedagógicas vivenciadas com professores-cursistas de oito turmas do Curso de Pedagogia/PARFOR no Campus Avançado da UERN em Assú, no período de 2010 a 2022. A tarefa é perceber-destacar práticas formativas que contribuíram amplamente com a qualidade do trabalho docente dos professores-cursistas e os impactos positivos produzidos nos cotidianos escolares. Metodologicamente, na perspectiva qualitativa e dos estudos nosdoscom os cotidianos, realizaram-se incursões nos relatórios das referidas turmas, enlaçando as conversações com uma representatividade de egressos. Tanto os procedimentos quanto os resultados foram interpretados a partir de abordagens teóricas democratizantes, o que tornou possível evidenciar contribuições dilatadoras acerca da formação inicial de professores no PARFOR. Os resultados sinalizam gestos de ruptura e de concretização de práticas emancipatórias.

Biografia do Autor

Francisco Canindé da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Departamento de Educação/Campus Avançado da UERN/Assú. 

Naligia Maria Bezerra, Universidade do Estado do Rio do Norte (UERN)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Departamento de Educação/Campus Avançado da UERN em Assú. Coordenadora Institucional do PARFOR/UERN. 

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Publicado
2022-08-29