ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: SABERES-FAZERES NO CURSO DE PEDAGOGIA UERN/PARFOR

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Ensino Remoto Emergencial. Saberes-fazeres.

Resumo

O estágio supervisionado configura-se como um campo de conflitos, de tensões, mas principalmente como oportunidade de reflexão-ação-reflexão para os envolvidos no processo, sobretudo na formação inicial de professores. Partindo do contexto da pandemia da Covid-19, no cenário educacional instaurado, em que o ensino remoto emergencial se fez emergente, este estudo objetiva apresentar um relato de experiência com base no percurso formativo do componente curricular Estágio Supervisionado III, realizado em 2021, de 20 estudantes-estagiárias do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus Avançado de Assú, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, subsidiado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O estudo perfaz as narrativas apresentadas pelas estagiárias a partir dos relatórios de estágios confeccionados ao final das atividades do componente curricular e evidenciam as etapas de observação, elaboração e execução do Plano de Ação e registro e sistematização das experiências vivenciadas.

Biografia do Autor

Alcides Leão Santos Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação (UFBA). Docente do Curso de Pedagogia, do Campus Avançado de Assú, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Priscila do Vale Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN). Docente do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Assú, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado
2022-08-29