COORDENAÇÃO LOCAL DO PARFOR PRESENCIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: PARTE CONSTITUTIVA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo pretende realizar uma análise sobre a Coordenação Local do PARFOR Presencial na UFMA como parte constitutiva do processo de formação dos professores da educação básica. Bem como, conhecer o processo de escolha deste profissional, averiguando assim, a função do mesmo como articulador entre a universidade, o município e a comunidade acadêmica. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e a pesquisa de campo com sete coordenadores locais de municípios contemplados com o PARFOR Presencial no Estado do Maranhão, na perspectiva de conhecer a realidade vivenciada por estes sujeitos e a fim de proporcionar mais vitalidade à pesquisa. Nessa perspectiva, o presente artigo está estruturado em três tópicos intitulados: O PARFOR presencial na Universidade Federal do Maranhão; Coordenação local nos municípios de atuação do PARFOR presencial e o coordenador local do PARFOR presencial/ UFMA como parte constitutiva do processo de formação dos professores da educação básica, onde se trata a pesquisa de campo e as análises, finalizando com as considerações finais.
Referências
ALMEIDA, L. R.; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação, São Paulo, p. 38-39, fev. 2009.
BARBOSA, Milka Alves Correia; CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araujo; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. A Interação entre o Papel de Professor-gestor e Competências Gerenciais: percepções dos professores de uma universidade federal. Colóquio de Gestão Universitária: Desafio da Gestão Universitária no Século XXI, Mar Del Plata- Argentina, 2015.
CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica –Parfor Presencial. Manual Operativo, Brasília,DF, 27 ago. 2014. Disponível em: http://www.Capes.gov.br/educacao-basica/Parfor>. Acesso em: 12 fev. 2022
BRASIL. Câmara dos Deputados. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Edições da Câmara, 35. ed. 2012. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/. Acesso em:12 fev.2022.
________. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
________. Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento aprogramas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial daUnião. Brasília-DF. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em:12 fev.2022.
_______. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília: 2016. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2016/Decreto/D8752.htm#art19. Acesso em:12 fev.2022.
________ Portaria nº 220, de 21 de dezembro de 2021.Dispõe sobre o Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor.Brasília:2016. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-220-de-21-de-dezembro-de-2021-370970710. Acesso em: 10 fev. 2022.
________. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão PARFOR. Brasília: 2013.
_______.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 12 fev. 2022.
_______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Gerais para Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Brasília, 2005.
BRASIL. MEC. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. 12 jan. 2010. Atualizado: 1º ago. 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor. Acessoem:12 fev.2022.
CHRISTENSEN, Jaqueline Emanuela; DO CARMO INFORSATO, Edson. Formação continuada: enfoque nas necessidades dos professores, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/glaucia/Downloads/formcontinuadaenfoque%20(4).pdf.Acesso em:12 fev.2022.
DOMINGUES, I. (2014). O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo, SP: Cortez.
FERREIRA, Cristina Torres da Silva. Cursos presenciais de formação de professores da educação básica no município de Grajaú-MA, a partir da década de 1990. In: Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED: Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania, VIII FIPED, V. 1, 2016, Imperatriz Maranhão. Anais... Imperatriz: Ethos, 2016. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID502_06092016115338.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
FARIAS, Talita. UFMA já formou mais de dois mil alunos em 27 municípios maranhenses pelo Parfor. Portal Padrão UFMA, São Luis, 01 de abr.2021. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-ja-formou-mais-de-dois-mil-alunos-em-27-municipios-maranhenses-pelo-parfor. Acesso em: 20 de fev. 2022.
FRANCO, M. A. S. (2008). Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, 1(1), 117-131.
FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de educação do Ideau, 1-15, V. 8, n° 17, 2013. Disponível em: https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/30_1.pdf. Acesso em:10 fev. 2022.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_______. Pedagogia da autonomia. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia, Alternativa, 2004
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et educare. Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/glaucia/Downloads/1656-5846-1- PB.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
MARCONDES, M.I.; LEITE, V.F.; OLIVEIRA, A.P. Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Revista Diálogo Educacional. Rio de Janeiro: Fundação Carlos Chagas. Ano 12, n. 35, p. 187-209, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5050. Acesso em: 20 fev. 2022.
NASCIMENTO, A. S. A ação do coordenador pedagógico e as suas contribuições à vivência compreensiva sobre a perspectiva conscientológica. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009, 121f.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
PIACENTINI, Gláucia. O Desafio da Formação Continuada: O Papel do Gestor Coordenador na Formação Docente / Gláucia Piacentini – 2018. 128 f.
PLACCO, V. M. N. S., Almeida, L. R., & Souza, V. L. T. (Coord.). (2011). O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. (Relatório de pesquisa desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita). São Paulo, SP: FVC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Pró-reitora de Ensino. Edital Nº 127/2017- PROEN chamada pública para seleção de coordenador local nos municípios que atuam no PARFOR/UFMA/CAPES. São Luís: UFMA, 2017. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/P8o79gD4UwI9Dtz.pdf. Acesso em: 12 mar 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).