COORDENAÇÃO LOCAL DO PARFOR PRESENCIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: PARTE CONSTITUTIVA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: PARFOR. Coordenação Local. Formação de Professores. Educação Básica.

Resumo

O presente artigo pretende realizar uma análise sobre a Coordenação Local do PARFOR Presencial na UFMA como parte constitutiva do processo de formação dos professores da educação básica. Bem como, conhecer o processo de escolha deste profissional, averiguando assim, a função do mesmo como articulador entre a universidade, o município e a comunidade acadêmica. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e a pesquisa de campo com sete coordenadores locais de municípios contemplados com o PARFOR Presencial no Estado do Maranhão, na perspectiva de conhecer a realidade vivenciada por estes sujeitos e a fim de proporcionar mais vitalidade à pesquisa. Nessa perspectiva, o presente artigo está estruturado em três tópicos intitulados: O PARFOR presencial na Universidade Federal do Maranhão; Coordenação local nos municípios de atuação do PARFOR presencial e o coordenador local do PARFOR presencial/ UFMA como parte constitutiva do processo de formação dos professores da educação básica, onde se trata a pesquisa de campo e as análises, finalizando com as considerações finais.

 

Biografia do Autor

Cristina Torres da Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).  Professora da Educação Básica e coordenadora local do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Univeridade Federal do Maranhão (UFMA) em Grajaú. 

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Publicado
2022-08-29