CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE ÀS AÇÕES FORMATIVAS NOS CURSOS DO PARFOR/UNEB

Palavras-chave: Formação de Professores em Exercício. PARFOR. Paulo Freire. UNEB.

Resumo

Neste artigo, são referendadas as contribuições de Paulo Freire para as ações formativas nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, na Universidade do Estado da Bahia. É feito um estudo bibliográfico, associado à análise documental dos projetos de cursos e relatórios de atividades desenvolvidas por turmas vinculadas ao PARFOR na UNEB, com destaque para as experiências do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XX da instituição, porque é preciso conhecer a trajetória acadêmica dessas licenciaturas e também celebrar o centenário de nascimento de Paulo Freire, grande educador brasileiro, importante referência para a Educação, a formação de professores e o PARFOR, o qual registra uma trajetória singular com a experiência dos cursos de licenciaturas, dada a sua especificidade formativa e pela sua vinculação a uma universidade multicampi, o que vem favorecendo a promoção da educação freireana nos territórios de identidade baianos.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Porto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI – Caetité). Secretário Geral de Cursos do PARFOR, no DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado. 

Mônica Moreira de Oliveira Torres, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da UNEB. Coordenadora  Geral do PARFOR/UNEB. Professora Adjunta e permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) da UNEB/Campus XI – Serrinha. Professora da Educação Básica, vinculada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia –(SEC/BA). 

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Publicado
2022-08-29