EDUCAR PARA E COM A TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Palavras-chave: Tecnologias. Inovações pedagógicas. Educação Integral.

Resumo

A escola precisa acompanhar o processo de desenvolvimento da sociedade e buscar por inovações tecnológicas educacionais que aproximem as crianças do conhecimento científico e facilitem o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, criativo e significativo, que considere os contextos culturais dos estudantes e promovam a sua ampliação. Nesse sentido, esse estudo traz o relato de duas propostas desenvolvidas com crianças da Educação Integral, em tempo ampliado, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi propiciar a utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais (MORIN, 2014) pelos estudantes do ensino fundamental, articulando com os componentes curriculares e almejando o desenvolvimento da autonomia e cooperação no processo de aprendizagem. A primeira apresenta o processo de criação de uma rádio escola para compartilhar os conhecimentos e trabalhos realizados pelos estudantes. A segunda relata a produção de uma história, utilizando como recurso uma técnica de animação. Consideramos fundamental que a escola busque adaptar metodologias e encaminhamentos, visando acompanhar os avanços tecnológicos da sociedade e integrá-los em sala de aula, propiciando o letramento científico e tecnológico dos estudantes, a inclusão digital e, desta forma, colaborando para a melhoria na aprendizagem e engajamento das crianças e adolescentes, que possam utilizar os recursos tecnológicos e digitais tanto na escola, quanto nos demais espaços sociais nos quais estão inseridos.

Biografia do Autor

Viviane Maria Alessi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Pedagogia (UFPR). Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Pós-doutoranda em Educação na Linha de Linguagem, Corpo e Estética (UFPR). Professora e pedagoga na Secretaria Municipal de Curitiba, Paraná. Integrante do grupo de pesquisa EDUCAMOVIMENTO (NEPIE/UFPR).

Referências

ARROYO, M.G. O direito a tempos - espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline Moll [et al.]. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 34-46

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BABICH, Lilian; TANZIN NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMARGO, Michaela. O encantamento pela docência na educação infantil: um estudo com acadêmicos de educação física do PIBID/Capes-UFPR (2012- 2014). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. BLEY, Dagmar Pocrifka. Cultura Maker e o uso das tecnologias digitais na educação: construindo pontes entre as teorias e práticas no Brasil e na Alemanha. Revista Tecnologias na Educação – Ano 10 – Número/Vol.26 Edição Temática VIII – III Congresso sobre Tecnologias na Educação. 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art2-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em 20 jun. 2022.

CURITBA. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal da Educação. Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Práticas de Ciência e Tecnologia. Curitiba: PMC, 2021a.

CURITBA. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal da Educação. Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Concepções. Curitiba: PMC, 2021b.

ENDLICH, Estela. SÁ, Ricardo Antunes de. Faróis do saber e inovação: uma proposta pedagógica criativa sob o olhar da complexidade. Revista Humanidades e Inovação. v.8, n.43, 2021.

FORQUIN, J. Claude. Escola e Cultura: a sociologia do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993

GIMENES, Fabiane Christine Gimenes; ARAMANA, Eliane Maria de Oliveira. Uma Análise de pesquisas desenvolvidas no Paraná sobre o uso de Tecnologias Digitais no ensino de Matemática. Revista Ensino Educação Ciências Humanas, v. 10, n.1, p. 37-47, 2019.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

MARQUETI, Marilete Terezinha; ANTUNES DE SÁ, Ricardo. A Identidade Docente e o uso das Tecnologias e Mídias Digitais na Escola à luz do pensar complexo. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 17, n. 51, p. 167-183, jul. 2017. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2824. Acesso em: 16 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao02.

MARQUETI DE ARAUJO, Marilete; ANTUNES DE SÁ, Ricardo. Modelo Complexo de Utilização, Integração e Apropriação das Tecnologias e Mídias digitais pelo Professor. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], p. 1-9, aug. 2017. Disponível em: https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/old/index.php/sited/article/view/66. Acesso em: 29 jun. 2022.

MORAN, José. Educação Híbrida. Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BABICH, Lilian; TANZIN NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

______. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. 1995. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novtec.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21º. edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Tradução de: CRUZ, Mariana Casetto; SOBRAL, Lívia Rulli. Porto Alegre: Penso, 2020.

SANTOS, Taís Wojciechowski; SÁ, Ricardo Antunes de. O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.72722. Acesso em: 13 Jun. 2022.

TESSARIA, Rosilene Maria; FERNANDES, Cleonice Terezinha; CAMPOS, Maria das Graças. Prática Pedagógica e Mídias Digitais: um Diálogo Necessário na Educação Contemporânea. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.22, n.1, 2021, 02-10.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência