SER HOMOSSEXUAL EM UMA ESCOLA INCLUSIVA: A INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVIDAS PELOS HOMOSSEXUAIS EM SEU PERCURSO DE VIDA EDUCACIONAL
Resumo
Este trabalho tem como foco a investigação das dificuldades vividas pelos homossexuais em seu percurso de vida. Investiga ainda a realidade vivida pelos alunos da escola E-JOVEM, uma escola de Campinas-SP voltada para o público LGBTTT, verificando as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia). Nesta instituição a coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar, e em seguida foram realizadas entrevistas individuais, semiestruturadas, com cinco alunos e cinco professores. A E-JOVEM busca sanar com a homofobia dando suporte sócio – afetivo entre os homossexuais participantes, em um projeto pedagógico inovador que possibilita a transformação social e de proteção aos indivíduos agredidos diante do preconceito. Estas formas de proteção contribuem para o processo de construção de políticas públicas que visam a homossociabilidade de LGBTTTs na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: LGBTTT. Homofobia. Educação. Políticas públicas. Desenvolvimento Humano e Social.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).