“A ESCOLA FECHOU, O ENSINO PASSOU A SER REMOTO E PEGOU A GENTE DE SURPRESA”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINAR REMOTAMENTE

Palavras-chave: Experiência. Ensino Remoto. Narrativas Docentes. Língua Inglesa.

Resumo

Este estudo aborda a formação de professores na perspectiva do caráter emergencial do ensino remoto em tempos de pandemia e a relação dos docentes com as tecnologias de informação. Partindo de uma escuta sensível de professores de inglês, busca-se analisar as dificuldades para lidarem com metodologias para o ensino online, bem como compreender as estratégias utilizadas para se instrumentalizarem quanto ao manuseio das TICs. O estudo tem como opção metodológica a História Oral e como corpus os relatos obtidos por meio de entrevista oral na modalidade remota de oito professores do Maranhão e do Pará. Aborda-se neste estudo, o aprender pela experiência como projeto de formação e autoformação. Os dados indicam que os docentes criam espaços para a sua autoformação e uma rede colaborativa como alternativa para suprir a lacuna dos saberes tecnológicos. Constata-se também que, no ensino remoto da Língua Inglesa, a exclusão digital potencializa as dificuldades já existentes.

Biografia do Autor

Edna Sousa Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Letras (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação PPGLe- Mestrado em Letras e da Graduação, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

 

 

Laissy T. da Silva Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas/ PA

Mestra em Letras (UFRGS). Docente de Língua Inglesa na rede municipal de Parauapebas-PA.

 

Milene Oliveira Assunção, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduanda em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

 

 

Referências

ALMEIDA, Beatriz. O; ALVES, Lynn R.G. Letramento Digital em Tempos de COVID-19 – uma análise da educação no contexto atual. In: Debates em Educação, v. 12, n. 28. Disponibilidade em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282>. Acesso em: 12 Ago. 2021.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. 2002. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - UFBA, Salvador, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Básica 2020. Brasília – DF: INEP, 2021. Disponibilidade em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf>. Acesso em: 03 Ago. 2020.

BRASIL. Decreto n° 6300, de 2007. Brasília, DF: Senado. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm>. Acesso em: 15 Out. 2020.

CAVACO, Carmem. Experiência e formação experiêncial: a especificidade dos adquiridos experienciais. In: Educação Unisinos. v. 13, n. 3, 2009. Disponibilidade em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4949/2199>. Acesso em: 07 Set. 2020.

COELHO, Willyans G. TEDESCO, Patricia C.A. R. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para educação a distância. In: Revista Brasileira de educação. v. 22, n. 70, 2017. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RhRHYDDC9ntxQ4mWdPqWcYQ/?lang=pt>. Acesso em: 30 ago. 2021.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fique em casa: educação na pandemia da Covid-19. In: Interfaces científicas. V.8 • N.3 • 2020 - Fluxo Contínuo. Disponibilidade em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777>. Acesso em: 10 jul. 21.

CUNHA, Leonardo F. F de; SILVA, Alcineia de S; SILVA, Aurênio P. da S. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. In: Revista Com Censo, volume 7, número 3, agosto 2020. Disponibilidade em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924>. Acesso em 10 jul. 2021.

FARIAS, Marlon Pereira. O professor no ensino remoto e suas novas atribuições. In: PAIVA JUNIOR, Francisco Pessoa (ORGS). Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020. Disponibidade em: <https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-DEBATE-digital-2-1.pdf>. Acesso em 23 jul. 2021.

HACKENHAAR, Andrea de S; GRANDI, Deise. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton A.; MAYER, Leandro (ORGS). Desafios da educação em tempos de pandemia - Cruz Alta: Ilustração, 2020.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro , n. 19, p. 20-28, Apr. 2002. Disponibilidade em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 Mai. 2021.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992.

ROJO, Roxane. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyana de Matos Moura. Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, 2020, p. 40-43. Disponivel em: < https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0>. Acesso em: 15 Jun. 2021.

SILVA, Valdir; SANTANA-SILVA, Rodrigo de; SEBA, Adson L.D.V.; Do laboratório de informática ao smartphone: entre restrições, reconfigurações e adaptações da escola na (pós)pandemia. In: LEFFA, Vilson J. et.al. (ORG). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. 1º ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. Disponibilidade em: <https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20l%c3%adnguas.pdf>. Acesso em: 09 Jun. 2021.

SILVA MONTEIRO, Sandrelena (2020). (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. In: Revista Augustus. v 25, n 51. Disponível em: <https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552>. Acesso em: 15 Set. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2002.

Publicado
2022-08-09