TESSITURA EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

  • Evilmara Resende Casimiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Neila Nunes de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Formação de Professor. Teoria e Prática. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Os cursos de licenciatura em Letras, na sua maioria, formam o graduando para entrar no mercado de trabalho, especialmente, como professor de línguas. Este estudo tem como objetivo geral analisar a práxis docente de professores de língua inglesa em uma instituição de ensino superior e outra do ensino básico do estado do Tocantins, sendo ambas do ensino público. Buscou-se responder à questão: qual a percepção dos participantes sobre teoria e prática no ensino de Língua Inglesa? Como metodologia, pretendeu-se utilizar a pesquisa qualitativa com viés descritivo. A pesquisa está fundamentada em autores como Vygotsky (2000), Nóvoa (1992), Tardif (2012), entre outros. Como resultado da pesquisa pretendeu-se, à luz da pesquisa científica, verificar como a formação dos professores de língua inglesa tem relacionado conhecimentos teóricos e acadêmicos com a realidade vivida na atuação escolar.

Biografia do Autor

Evilmara Resende Casimiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Neila Nunes de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em Educação no Programa de Políticas Públicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Docente do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Campus de Porto Nacional.

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Publicado
2022-08-09