O IDIOMAS SEM FRONTEIRAS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Resumo
O Idiomas sem Fronteiras (IsF) configura-se como um espaço de formação de professores sobre o qual refletimos neste artigo. Objetivamos analisar a formação de professores proposta nas portarias do IsF, especialmente a que amplia o programa (BRASIL, 2016), e discutir como as demandas vislumbradas nas portarias podem incidir nos processos de formação dos professores de língua inglesa, a partir de teses e dissertações que investigam a temática no contexto do IsF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (LAVILLE; DIONNE, 1999), caracterizada como análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Os resultados apontam que a formação de professores inicialmente não faz parte dos objetivos do IsF, mas é crescentemente enfatizada conforme o programa passa por mudanças. Por fim, as teses e dissertações discutem as ações empreendidas localmente, a partir de diversas perspectivas, com ênfase nas propostas de cada núcleo IsF para a formação de professores e nos processos identitários e de cognição desses professores.
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