A FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO: O LEITOR NA CONVERGÊNCIA / LEITOR INTERATIVO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo, discutir a formação de leitor literário à luz de um novo tipo de leitor surgido no século XXI, ou seja o leitor interativo ou o leitor na convergência esse tipo de leitor não apresenta nenhum formato diferente quanto à questão do letramento literário, o que o difere é a sua atuação no processo de ler. Esse sujeito não é mais aquele que apenas lê, ele faz crítica, opina, sugere repassa informações e dialoga com o autor antes mesmo de o produto ser publicado. A discussão tem início na dificuldade de se formar leitores literários na escola, já que, para eles, da forma como é ensinada a literatura, esse ensino não faz sentido. Em seguida, abordaremos sobre o leitor na convergência e em que essa modalidade pode contribuir para a formação do gosto literário de um sujeito ao inseri -lo em um contexto mais próximo de sua realidade.
Referências
BAYARD, Pierre, Comment parler des livres que I”on n” a pas lus? Paris: Minuit,2007.
________.Qui a tué Roger Acroyd? Paris: Minuit,1998.
BELLEMIM-NOEL,Jean. Plaisiris de vampires. Paris; PUF,2001.
CEREJA, William Roberto Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura/William Roberto Cereja.- São Paulo:Atual,2005.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007
COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v.10, 2012.
DANTAS, Sílvia Góis Dantas. As séries televisivas no contexto da ficção nacional: uma aproximação. Vozes e diálog.Itajaí,v.14,n.02,jul./dez.2015.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2008.
_________, João Wanderley. Portos de Passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência/Henry Jenkis; tradução Susana L. de Alexandria.-2ª ed.-São Paulo: Aleph,2009.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Campinas: Pontes, 1989.
LAJOLO. Marisa. Literatura brasileira: uma outra / nova história/ Marisa Lajolo, Regina Zilberman - Curitiba: PUCPRESS,2017.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto alegre;Artmed,2002.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura/ Alberto Manguel ; tradução Pedro Maia Soares.- São Paulo: Companhia das Letras,1997.
MORAES, A. S.. Pôster acadêmico: um evento multimodal. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. 09, p. 1, 2007.
PCN, BRASIL,1988. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf acessado em 16.09.2018 às 7h09
PIGLIA, Ricardo. O último leitor/Ricardo Piglia; tradução Heloísa Jahn.-São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SILVA. José Aroldo da. Discutindo sobre leitura. Letras Escreve. Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras – UNIFAP. Vol. 1 – nº 1 Janeiro a junho de 2011.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et all. (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).