A FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO: O LEITOR NA CONVERGÊNCIA / LEITOR INTERATIVO

Palavras-chave: Leitura. Leitor interativo.Formação de leitor.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, discutir a formação de leitor literário à luz de um novo tipo de leitor surgido no século XXI,  ou seja o leitor interativo ou o leitor na convergência esse tipo de leitor não apresenta nenhum formato diferente quanto à questão do letramento literário, o que o difere é a sua atuação no processo de ler. Esse sujeito não é mais aquele que apenas lê, ele faz crítica, opina, sugere repassa informações e dialoga com o autor antes mesmo de o produto ser publicado. A discussão tem início na dificuldade de se formar leitores literários na escola, já que, para eles, da forma como é ensinada a literatura, esse ensino não faz sentido. Em seguida, abordaremos sobre o leitor na convergência e em que essa modalidade pode contribuir para a formação do gosto literário de um sujeito ao inseri -lo em um contexto mais próximo de sua realidade.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Dias Mendonça, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Letras pela UNITINS, Pós-graduado em Leitura e Produção Escrita pela UFT  , Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT e Professor da Educação Básica na Rede Oficial de Ensino no Estado do Tocantins.

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Publicado
2024-01-15