DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: DEVOÇÃO E FÉ NO PAGAMENTO DE PROMESSAS DOS TEIXEIRAS (MOSTARDAS/RS)

Palavras-chave: Ensaio de Pagamento de Promessas. Memória. Quicumbi.

Resumo

O presente artigo busca trazer à tona algumas reflexões sobre a relação entre as dinâmicas culturais e o Ensaio de Pagamento de Promessas dos Teixeiras de Quicumbi, realizado no quilombo dos Teixeiras, localizado em Mostardas, município do litoral do Rio Grande do Sul. Também objetiva relacionar a importância da memória individual e coletiva para a manutenção  e continuidade dos preceitos religiosos, bem como da prática ritualística que envolve o pagamento de promessas. É por meio dos ensinamentos repassados pela oralidade e pela memória dos mais velhos que o Ensaio de Pagamento de Promessas dos Teixeiras de Quicumbi se configura como uma rede familiar ritualística que tem como  principal elo a fé e a devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Biografia do Autor

Andréa Witt, Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Capão da Canoa/RS

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, graduada em História (Facos) e Pedagogia (Uniasselvi). Atualmente é professora dos anos iniciais no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Capão da Canoa, RS, Brasil.

Magna Lima Magalhães, Universidade Feevale

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em História pela Unisinos, graduada em História pela Unisinos. Atualmente é professora da Universidade Feevale, no PPG em Processos e Manifestações Culturais e do Curso de História, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Referências

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: Contribuição a uma sociologia das Interpretações de Civilizações. 3. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.

BITTENCOURT, Iosvaldyr Cravalho de. Maçambique de Osório entre Devoção e o espetáculo: não se cala se cala na batida do tambor e da maçaquaia.2066.449f.Tese de Doutorado em Antropologia.Porto Alegre: Universidade Federal do rio Grande do Sul,2006.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
CORRÊA, Norton F. O Batuque do Rio Grande do Sul: Antropologia de uma religião Afro-Rio-Grandense. 2. ed. São Luís: Cultura & Arte, 2006.
CÔRTES, J. C. Paixão. Folclore gaúcho: festas, bailes, música e religiosidade rural. Porto Alegre: CORAG, 2006.
DURHAM, Eunice. A dinâmica da cultura: ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ECLESIASTES (3:4). Bíblia online. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/3. Acesso em: 20 nov. 2015.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.
MACIEL, Maria Eunice. Os olhares antropológicos sobre a alimentação: identidade cultural e alimentação. In: CANESQUI, Ana Maria; GARCIA, Rosa Wanda Diez (orgs.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 49-55.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MOTTA, Márcia. História, memória e tempo presente. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 21-36.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wp-gz/wp-content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf. Acesso em: 20 out. 2014.
SANTOS, Zeloi Aparecida Martins dos. História e Literatura: uma relação possível. Revista Cientifica, p. 1-11, 2001. Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica2/zeloidossantos.pdf. Acesso em: 18 ago. 2015.
TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.
Publicado
2022-10-25