RESSIGNIFICAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DE AULAS DE LI: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE ATOS DE FALA

Palavras-chave: Formação de Professores de LI. Ressignificações. Atos de Fala e Uptake.

Resumo

O objetivo principal deste capítulo é discutir como os estudos teóricos e as aulas de uma professora formadora sobre planejamento foram ressignificados por seus alunos, professores de língua inglesa em formação. Ele foi desenvolvido com base na premissa de que, como a formação inicial de professores de Língua Inglesa (LI) se dá não somente na linguagem, mas também pela linguagem, é preciso olhar para esse processo levando em conta o caráter performativo dos atos de fala presentes nesse contexto (AUSTIN, 1990). Entre os resultados encontrados, destaco o fato de que os participantes da pesquisa não conseguiram, após as exposições da professora e as discussões provocadas por ela, ultrapassar a visão do planejamento formal como sendo uma atividade meramente burocrática, comum ao período de formação.

Biografia do Autor

Daniella Corcioli Azevedo Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFU). Mestre em Letras e Linguística (UFG). Graduada em Letras – Português/Inglês (UFG). Professora Adjunta do Curso de Letras/CPN UFT.

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Publicado
2022-08-09