A AMAZÔNIA AZUL BRASILEIRA: O PAPEL DO PRÉ-SAL NO DILEMA DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Resumo
O conceito Amazônia Azul referencia a Amazônia caracterizando em termos de flora, fauna e outros potenciais o abundante território marítimo brasileiro, incluindo o pré-sal. Este artigo objetiva debater o papel do pré-sal em respeito ao projeto de desenvolvimento e seu nível de expansão, o papel do Estado Brasileiro neste processo e a diversidade teórica deste conceito. Ademais, discute-se a dinâmica internacional do mercado de petróleo, a posição brasileira neste cenário e os impactos ambientais advindos da expansão da exploração. Este trabalho divide-se de forma que inicialmente discute-se potencial econômico do pré-sal e sua capacidade de exploração no Brasil. Logo, apresenta-se o mercado internacional e como ele se comporta em relação ao petróleo brasileiro. Concluindo, abordamos a dinâmica do mercado internacional, a demanda por petróleo e o paradoxo sobre o petróleo como via de desenvolvimento nacional, que financia políticas sociais e as disputas do capital sobre a exploração petroleira no Brasil.
Referências
CEDRO, Rafael Rosa. A estratégia do pré-sal como política de desenvolvimento nacional. Cadernos do Desenvolvimento, v. 9, n. 14, p. 105–117, 9 Maio 2018. Disponível em:
CEOLIN, Monalisa. Pré-sal: como este recurso nacional está sendo aproveitado? Disponível em:
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. 2a edição. Campinas: Edunicamp, 2016.
MENDES, André Pompeo do Amaral et al. Panoramas setoriais 2030: petróleo e gás. In: Panoramas setoriais 2030: desafios e oportunidades para o Brasil. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2017. Sem volume, pp. 93-105.
MOREIRA, Alexandre Santana. As ameaças sobre a Amazônia Verde e a Amazônia Azul: uma relação possível? REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 239-274, sep. 2017. ISSN e-2359-3075. Disponível em t:
SASSEN, Saskia. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
SVAMPA, Maristella. As fronteiras do neoextrativismo na América Latina: conflitos socioambientais, giroecoterritorial e novas dependências. São Paulo: Elefante, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).