A AMAZÔNIA AZUL BRASILEIRA: O PAPEL DO PRÉ-SAL NO DILEMA DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Palavras-chave: Amazônia Azul. Pré-Sal. Desenvolvimento. Mercado Internacional. Capital.

Resumo

O conceito Amazônia Azul referencia a Amazônia caracterizando em termos de flora, fauna  e outros potenciais o abundante território marítimo brasileiro, incluindo o pré-sal. Este artigo objetiva debater o papel do pré-sal em respeito ao projeto de desenvolvimento e seu nível de expansão, o papel do Estado Brasileiro neste processo e a  diversidade teórica deste conceito. Ademais, discute-se a dinâmica internacional do mercado de petróleo, a posição brasileira neste cenário e os impactos ambientais advindos da expansão da exploração. Este trabalho divide-se de forma que inicialmente discute-se potencial econômico do pré-sal e sua capacidade de exploração no Brasil. Logo, apresenta-se o mercado internacional e como ele se comporta em relação ao petróleo brasileiro. Concluindo, abordamos a dinâmica do mercado internacional, a demanda por petróleo e o paradoxo sobre o petróleo como via de desenvolvimento nacional, que financia políticas sociais e as disputas do capital sobre a exploração petroleira no Brasil.

Biografia do Autor

Levi Manoel dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Relações Internacionais pela UFT. Mestrando em Relações Internacionais pela UFABC.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CEDRO, Rafael Rosa. A estratégia do pré-sal como política de desenvolvimento nacional. Cadernos do Desenvolvimento, v. 9, n. 14, p. 105–117, 9 Maio 2018. Disponível em:
CEOLIN, Monalisa. Pré-sal: como este recurso nacional está sendo aproveitado? Disponível em: . Acesso em: 24 ago 2021.
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. 2a edição. Campinas: Edunicamp, 2016.

MENDES, André Pompeo do Amaral et al. Panoramas setoriais 2030: petróleo e gás. In: Panoramas setoriais 2030: desafios e oportunidades para o Brasil. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2017. Sem volume, pp. 93-105.
MOREIRA, Alexandre Santana. As ameaças sobre a Amazônia Verde e a Amazônia Azul: uma relação possível? REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 239-274, sep. 2017. ISSN e-2359-3075. Disponível em t: .
SASSEN, Saskia. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
SVAMPA, Maristella. As fronteiras do neoextrativismo na América Latina: conflitos socioambientais, giroecoterritorial e novas dependências. São Paulo: Elefante, 2019.
Publicado
2024-01-15