ILF EM TEMPOS DE PANDEMIA GLOBAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES REMOTAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PALMAS-TO
Resumo
Diante do posicionamento do inglês como uma língua franca global (ILF) na atualidade, este artigo, caracterizado como uma análise documental e inserido no paradigma qualitativo, tem como objetivo central analisar, a partir do checklist proposto por Oliveira (2010), de que maneira os aspectos interculturais e variedades da Língua Inglesa (LI) entrelaçados ao ensino de ILF foram abarcados nos blocos de atividades remotas do componente curricular de LI, da turma 9º ano do ensino fundamental, na rede municipal de ensino público da cidade de Palmas-TO, ao longo do ano letivo 2020. Consequentemente, como objetivos específicos buscamos apresentar uma revisão acerca do termo Lingua Franca, o conceito de ILF e dados que demonstram o declínio da figura do falante nativo de LI. No que concerne à fundamentação teórica deste estudo, nos baseamos nas contribuições de pesquisadores como Jenkins (2000), Seildhofer (2002), Nault (2006), and El Kadri (2011), só para citar alguns. A partir das análises dos blocos de atividades remotas, percebemos que as atividades de LI, de uma maneira muito embrionária, trouxeram aspectos ligados ao ILF que não foram aprofundados de forma mais crítica, dado que nos faz inferir que os alunos não tiveram ainda alargada sua compreensão sobre as implicações inerentes à sua condição de uma língua que está sendo camaleonicamente apropriada por seus usuários globais.
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