ETHOS E CENAS ENUNCIATIVAS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: A NESTLÉ E AS DONAS DE CASA NA DÉCADA DE 1960

Palavras-chave: Discurso publicitário. Nestlé. Persuasão. Cenas enunciativas. Ethos discursivo.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as cenas enunciativas e o ethos discursivo impressos no processo de persuasão dos discursos publicitários da Nestlé vistos no livreto de receitas “Doces brasileiros de verdade”. A pesquisa é realizada segundo marco teórico de Maingueneau (2013, 2015, 2019), sobre as cenas enunciativas, o ethos discursivo e o discurso publicitário; Bakhtin (2016), sobre a intenção discursiva e os gêneros do discurso; e Charaudeau (2010), sobre as estratégias discursivas no discurso publicitário. Também são utilizados referenciais complementares. A pesquisa é bibliográfica e documental, com análise qualitativa. Foram observados efeitos de persuasão instaurados por um quadro cênico que aproxima, discursivamente, as consumidoras do produto e projeta a elas uma imagem de si de sabedoria, mentoria e orientação. Tais efeitos promulgam uma face positiva da marca que tanto desenvolvem uma identificação com o coenunciador, quanto o convencem da eficácia do produto anunciado.

Biografia do Autor

Kaian Lago, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduado em Letras (pela UPF) e Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação (pelo IFSUL). Atualmente é acadêmico do curso de Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF (PPGL).

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (pela UPF), Mestre em Letras (pela UPF) e Doutor em Letras (pela UPF). É pesquisador na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso de linha francesa.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras – Linguística Aplicada (pela PUCRS). Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). É professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado
2024-01-15