A PRÁTICA INVESTIGATIVA E O TRABALHO COLABORATIVO COMO PERSPECTIVAS DE ABORDAGENS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Palavras-chave: Formação de Professores. Trabalho Colaborativo. Prática Investigativa.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o trabalho colaborativo e a prática investigativa na formação de professores que ensinam Matemática. Dessa  maneira, a Educação Matemática necessita promover alternativas e respostas às questões socioeducacionais da atualidade e do futuro. Assim, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Como está sendo constituído o corpus de pesquisa nas áreas do trabalho colaborativo e das práticas investigativas na formação de professores que ensinam matemática? Desta forma, como metodologia empregou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em trabalhos científicos atuais e relevantes sobre formação de professores, práticas investigativas e trabalho colaborativo. Os resultados obtidos apontam possibilidades e potencialidades com vistas a uma formação de professores fundamentada no emprego das práticas investigativas e o trabalho colaborativo na formação docente. Em suma, o trabalho colaborativo e a prática investigativa possibilitam aos pesquisadores novas alternativas no sentido de constituir um caminho para responder aos desafios por inovação no mundo atual.

 

Biografia do Autor

Ademar Vieira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFAM). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM).

Gerson Ribeiro Bacury, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Licenciatura em Matemática pelo departamento de Matemática  da Universidade Federal do Amazonas. Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4977144104768440. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1160-3187

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Publicado
2023-02-27