INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DISCIPLINAS VIRTUAIS EM SALAS PRESENCIAIS
Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre a inserção de disciplinas virtuais em cursos de graduação presencial como mote de inovação no ensino superior sob a ótica do discente. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva junto a estudantes do ensino superior de duas instituições de ensino privada da cidade de São Paulo/SP. Foram aplicadas duas técnicas de pesquisa sendo a primeira, a análise de conteúdo de resposta de questionário aberto aplicado a 32 alunos estudantes do primeiro semestre de um curso de nível superior em Administração e a segunda o grupo focal, para posterior triangulação dos dados. Os resultados apontaram para a aceitação do ensino misto (parte presencial parte EAD) dos modelos de ensino alertando, porém, para a necessidade de melhor adequação dessas novas práticas ao perfil dos alunos de curso presencial em função de tempo, organização, disciplina e rotina, além da imprescindibilidade de se tornar esta prática mais atrativa no sentido de maior interação e integração social.
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