INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DISCIPLINAS VIRTUAIS EM SALAS PRESENCIAIS

Palavras-chave: Ensino. Educação. Disciplinas Virtuais. Metodologias Ativas.

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a inserção de disciplinas virtuais em cursos de graduação presencial como mote de inovação no ensino superior sob a ótica do discente. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva junto a estudantes do ensino superior de duas instituições de ensino privada da cidade de São Paulo/SP. Foram aplicadas duas técnicas de pesquisa sendo a primeira, a análise de conteúdo de resposta de questionário aberto aplicado a 32 alunos estudantes do primeiro semestre de um curso de nível superior em Administração e a segunda o grupo focal, para posterior triangulação dos dados. Os resultados apontaram para a aceitação do ensino misto (parte presencial parte EAD) dos modelos de ensino alertando, porém, para a necessidade de melhor adequação dessas novas práticas ao perfil dos alunos de curso presencial em função de tempo, organização, disciplina e rotina, além da imprescindibilidade de se tornar esta prática mais atrativa no sentido de maior interação e integração social.

Biografia do Autor

Marcio de La Cruz, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)

Doutor em administração de empresas (FEI). Mestre em administração de empresas (FEI). MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em docência no ensino superior (UNINOVE). Graduação em engenharia eletrônica (UNISANTA). Professor e Coordenador de Curso na CEUNSP. Professor da UNINOVE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0906553626485362. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2620-0364

Erico Darlan Correa, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em ensino de Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul.  Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Docente no Senac SP.  Docente no  Centro Paula Souza.

Leandro Peternela, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)

Pós-doutorado em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Graduado em Matemática (licenciatura) pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Graduado em Pedagogia pelo Instituto Dottori de Ensino Superior.

Alex Paulbel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós-Doutorado em Gestão da Inovação. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC. Mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos. Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências. Pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado
2023-12-12