SOBRE A AVENTURA DE NARRAR-SE OU, POR UMA (EST)ÉTICA DE SI: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Resumo
Este texto propõe uma metodologia para pesquisas em Ensino de História e Relações Étnico-Raciais a partir das narrativas de docentes. A hipótese é de que os diferentes saberes dos professores/as de História reconfiguram as possibilidades pedagógicas normatizadas desde a Lei nº 10.639/03 criando deslocamentos, ambiguidades, disputas e produzindo novos saberes-poderes sobre a história da África e da Cultura Afro-Brasileira na escola. Considerando que os saberes docentes são construídos a partir de múltiplas referências profissionais e culturais ao longo do tempo (TARDIF, 2002), é importante compreender como esses saberes são/foram erigidos e como os docentes os mobilizam cotidianamente em suas práticas de ensino. Para tanto, propõe-se uma abordagem pós-estruturalista na qual se articulam História, Educação e Linguagem, inspirando-se em autores como Foucault e Jorge Larrosa, para investigar a constituição histórica dos saberes docentes sobre temas como raça, relações étnico-raciais e cultura negra ao longo de suas histórias de vida.
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