DISLEXIA E EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA: REFLEXÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Palavras-chave: Dislexia. Crianças. Educação Infantil. Inclusão. Competências Socioemocionais.

Resumo

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, tendo início na infância. Além disso, o desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar tem sido um tema de relevância para as áreas da Psicologia e da Educação, visto que as competências socioemocionais impactam diretamente tanto no desenvolvimento da subjetividade das crianças disléxicas quanto na construção dos seus laços sociais. O objetivo do presente estudo foi apresentar reflexões acerca do desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças com dislexia. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura de caráter narrativa, consultando-se as bases de dados ERIC, SciELO e portal de periódicos CAPES, em busca de estudos publicados em português, inglês e espanhol. O artigo foi dividido em três eixos: (i) dislexia na educação infantil inclusiva; (ii) competências socioemocionais; e (iii) Construindo o diálogo entre as competências socioemocionais e a construção de laços sociais entre crianças disléxicas e adultos.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduações Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS). Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (UNIT). 

 

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Docente do Departamento de Letras Libras (DELI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe.

 

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Publicado
2022-09-06