TECENDO ENLACES ESCOLARES ATRAVÉS DO ATO DE NARRAR: A ESCUTA À ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Palavras-chave: Narrativa. Enlace social. Ensino Médio. Pandemia. Estudantes.

Resumo

Este estudo compõe um relato de experiência tecida junto à estudantes de Ensino Médio da região sul do Brasil em meio a pandemia do coronavírus. Buscou-se, através de Rodas de Conversa virtuais, meios para encontrar possíveis traduções à complexa experiência de atravessar a pandemia de Covid-19 no ano de 2020. A dimensão narrativa configura-se como uma forma de insistência no diálogo e na construção de coletivos que se sustentem, mesmo à distância. A ação partiu de demanda da coordenação escolar, com vistas à promoção de escuta e partilha dos estudantes das turmas de primeira, segunda e terceira série sobre a vivência pandêmica. As Rodas de Conversa representaram uma busca para elaboração coletiva das distintas frustrações e alternativas ante a sensação de perda do fio condutor que enlaça o si mesmo, o outro e o devir, promovendo significações e olhares de alteridade pela corporificação da fala, da escrita e da sensibilidade.

Biografia do Autor

Lisiane Ligia Mella, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pela UPF. Graduação em Psicologia pela (UPF). Atualmente é professora no Centro de Ensino Médio Integrado UPF. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Franciele Fátima Talian, Rede Municipal de Passo Fundo - RS

Pós-graduada em Educação Infantil: Currículo e Infância (pela UPF). Graduada em Pedagogia (pela UPF). Atualmente é professora na Rede Municipal de Passo Fundo, atuando na Educação Infantil e Anos Iniciais. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Pedagogia (pela UPF). Especialista em Arteterapia (pela UPF). Mestranda em Educação (pela UFRGS). Atualmente é professora dos Anos Iniciais na rede privada de Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado
2022-09-06