EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RETRATOS DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Utilizando a abordagem qualitativa, essa pesquisa baseou-se na pesquisa documental com finalidade de refletir sobre a visão dos alunos diante do isolamento social, suspensão das aulas presenciais e aplicação de uma estratégia de ensino remoto emergencial no município onde estudam. Participaram dessa investigação alunos de 9 ano de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. Analisamos as fotografias feitas pelos alunos utilizando o celular. O material foi enviado alunos via um aplicativo de rede social. Questões como a autonomia para buscar outras fontes de informação para além da plataforma disponibilizada e a busca de apostilas impressas distribuídas pela escola para atingir alunos com dificuldade de acesso mostram uma tentativa de contornar as adversidades que se materializaram. Emergiram as relações humanas que se intensificaram nesse momento, construídas no seio familiar; o desânimo e a opção limitada de lazer, que mesmo assim compete com as atividades escolares.
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