EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RETRATOS DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Educação básica. Fotografia.

Resumo

Utilizando a abordagem qualitativa, essa pesquisa baseou-se na pesquisa documental com finalidade de refletir sobre a visão dos alunos diante do isolamento social, suspensão das aulas presenciais e aplicação de uma estratégia de ensino remoto emergencial no município onde estudam. Participaram dessa investigação alunos de 9 ano de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. Analisamos as fotografias feitas pelos alunos utilizando o celular. O material foi enviado alunos via um aplicativo de rede social. Questões como a autonomia para buscar outras fontes de informação para além da plataforma disponibilizada e a busca de apostilas impressas distribuídas pela escola para atingir alunos com dificuldade de acesso mostram uma tentativa de contornar as adversidades que se materializaram. Emergiram as relações humanas que se intensificaram nesse momento, construídas no seio familiar; o desânimo e a opção limitada de lazer, que mesmo assim compete com as atividades escolares.

Biografia do Autor

Roberta Rodrigues da Matta, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB)

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Atualmente é professora na Prefeitura Municipal de Itaguaí, RJ, Brasil.  

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz. Professor na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor no Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz)

Doutora e Mestre em Ciências. Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Orientadora no PPG-EBS (IOC- Fiocruz). Professora do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB- IBRAG-UERJ).

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Publicado
2023-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência