PEÇA TEATRAL COMO AÇÃO CULTURAL: CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Teatro. Quefazer. Diálogo. Humanização.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma ação cultural, através de uma peça teatral, que sintetizou percursos de alunos e professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizou-se de metodologia participativa, orientada por princípios freireanos, como a educação problematizadora e humanizadora, com motivação assentada no planejamento para uma investigação baseada em temas geradores, a partir de círculos de cultura. Como resultado, a ação cultural permitiu aos interlocutores sistematizar as memórias, realidades e sonhos e representá-los através da peça teatral. Os diálogos sobre trabalho, escola e paz, que emergiram nos círculos de cultura, vincularam-se ao saber, fazer, ser e conviver. Assim, o trabalho se associou com o fazer, a escola com o saber e a cultura de paz com o ser e conviver. 

Biografia do Autor

Madson Pinto dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e em Arte-Educação, ambas também pela UFT. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor da educação pública em Araguaína, Tocantins. 

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada do Curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (UFNT). 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação pós-colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação e Educação, São Paulo, v.2, p. 59 a 64, jan./abr. 1995.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____. Programa Mais Educação. Série Cadernos Pedagógicos: cultura e artes. – Brasília: MEC/SEF, 2008.
_____. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CUNHA, Newton. Cultura e Ação Cultural: uma contribuição a sua história e seus conceitos. São Paulo: Edições Sesc, 2010.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10.ed. UNESCO, MEC: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 15. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
FREIRE; Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Pedagogia da Solidariedade. Indaiatuba: Villa das Letras Editora, 2009.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF, UNESCO, 2011
Publicado
2022-09-06