PEÇA TEATRAL COMO AÇÃO CULTURAL: CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma ação cultural, através de uma peça teatral, que sintetizou percursos de alunos e professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizou-se de metodologia participativa, orientada por princípios freireanos, como a educação problematizadora e humanizadora, com motivação assentada no planejamento para uma investigação baseada em temas geradores, a partir de círculos de cultura. Como resultado, a ação cultural permitiu aos interlocutores sistematizar as memórias, realidades e sonhos e representá-los através da peça teatral. Os diálogos sobre trabalho, escola e paz, que emergiram nos círculos de cultura, vincularam-se ao saber, fazer, ser e conviver. Assim, o trabalho se associou com o fazer, a escola com o saber e a cultura de paz com o ser e conviver.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____. Programa Mais Educação. Série Cadernos Pedagógicos: cultura e artes. – Brasília: MEC/SEF, 2008.
_____. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CUNHA, Newton. Cultura e Ação Cultural: uma contribuição a sua história e seus conceitos. São Paulo: Edições Sesc, 2010.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10.ed. UNESCO, MEC: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 15. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
FREIRE; Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Pedagogia da Solidariedade. Indaiatuba: Villa das Letras Editora, 2009.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF, UNESCO, 2011
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).