CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE E O LUGAR DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: DESEJO, LAÇOS E IMPLICAÇÃO DOCENTE NA ESCUTA DE CRIANÇAS

Palavras-chave: Laço Social. Espaço Escolar. Criança. Subjetividade. Psicanálise e Educação.

Resumo

Este trabalho assume como objetivo discutir a relação entre laço social, subjetividade e o espaço escolar. Para tanto, discorre sobre possíveis efeitos do lugar que a escuta do desejo e a garantia de voz das crianças ocupam na construção do laço social no chão da escola. As reflexões emergem de duas pesquisas de doutorado em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Para sua tessitura, buscou-se dialogar com autores de estudos psicanalíticos no campo da educação e da Sociologia da Infância. Conclui-se que o laço social não está naturalmente dado: pode se constituir de múltiplas formas, na e a partir da relação com o outro e o grande Outro, com repercussões na constituição subjetiva dos sujeitos implicados no espaço escolar.

Biografia do Autor

Silvano Messias dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Adail Silva Pereira dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - PPGE/UnB. Atualmente é professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília.

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UnB, Brasília, Distrito Federal.

Referências

ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de; BITTENCOURT, Cleonice Pereira do Nascimento. The writing of educational memories as a significant research device. Atiner's Conference Paper Series, No: ART2012-0216, v. 1, 2018, p. 03-18. Disponível em: https://www.atiner.gr/paper-series. Acesso: 11 abr. 2022.

BARTIJOTTO, Juliana. A operação paterna no tratamento psicanalítico de criança. In: ROSADO, Janaína; PESSOA, Marcos. As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Langage, 2021, p. 183-197.

BRANDÃO, Daniela Bridon dos Santos Reis. A função educativa no laço professor e bebê a partir do desejo: alcances e limites. Tese (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso: 12 abr. 2022.

BRIGNONI, Susana. Tiempos de incertidumbre: ¿nuevas soledades? Tempo psicanalítico, v. 52, n. 2, 2020, p. 320-336. Disponível em: https://www.tempopsicanalitico.com.br/index.php/tempopsicanalitico/article/view/621. Acesso: 15 abr. 2022.

CORSARO, William. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DELGADO, Ana Cristina Coll.; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. São Paulo. Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 125, p. 161-179, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x7QkpNjrW8CLhJCDSRymKnC/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 23 abr. 2022.

DOLTO, Françoise. A Causa das crianças. São Paulo: Ideias & Letras, 2005.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Artigos de metapsicologia: narcisismo, pulsão, recalque, inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

HOPPE, Martha Marlene; FOLBERG, Maria. O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita. Ágora, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, 2017, p. 147-158. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/KVDT3bnHwj6ZTBNYd3f8YfL/abstract/?lang=pt. Acesso: 10 abr. 2022.

IMANISHI, Helena. A metáfora na teoria lacaniana: o estádio do espelho. Bol. psicol, São Paulo, v. 58, n. 129, p. 133-145, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432008000200002. Acesso: 12 abr. 2022.

JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? In: Educ. Soc., v. 26, n. 91, 2005, p. 379-389. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PfyrbmWhzQkLzj3JLJ69xJj/abstract/?lang=pt#. Acesso: 23 abr. 2022.

KUPFER, Maria Cristina. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2013.

______. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.

KUPFER, Maria Cristina; PETRI, Renata. Por que ensinar a quem não aprende? In: Estilos da Clínica, v. 5, n. 9, São Paulo, 2000, p. 109-117. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313790271_Por_que_ensinar_a_quem_nao_aprende. Acesso: 15 abr. 2022.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. De um psicanalista na educação. In: ROSADO, Janaína; PESSOA, Marcos. As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Langage, 2021, p. 13-37.

______. Figuras do Infantil: a psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

______. Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1999.

MEGALE, Fernando Carlos Santaella. Discurso e laço social: debates entre a análise de discurso e a psicanálise lacaniana. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia. São Paulo: USP, 2003.

PALHARES, Odana. No avesso do problema de aprendizagem: por uma clínica do aprender. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Campinas. São Paulo, Campinas: Unicamp, 2010.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. Psicanálise, educação e sintoma: uma introdução. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo (Org.). Os sintomas na educação de hoje: o que fazemos com “isso”? Belo Horizonte: Scriptum, 2017, p. 07-11.

RAHME, Mônica Maria Farid. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP/USP, 2010.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças, contextos e identidades. Braga, Portugal: Universidade do Ninho/Centro de Estudos da Criança, Ed. Bezerra, 1997.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, ano 12, n. 21, 2003, p. 51-69. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1467. Acesso: 23 abr. 2022.

TIZIO, Hebe. Novas modalidades do laço social. Revista aSEPHallus, v. 02, n. 04, 2007, p. 01-06. Disponível em: http://www.isepol.com/asephallus/numero_04/artigo_03.htm. Acesso: 14 abr. 2022.

WAKS, Jonas Tabacof. O professor como sujeito e o sonho de uma escola para todos e todas. In: ROSADO, Janaína; PESSOA, Marcos. As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Langage, 2021, p. 65-80.
Publicado
2022-09-06