ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Willany Palhares Palhares Leal Universidade Estadual do Tocantins
  • Vanessa Leal Sousa Gestão de Marketing, Gestão Mercadológica e Gestão Educacional
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Tecnologias. Educação Básica.

Resumo

As tecnologias estão presentes  na educação e fazem parte de ações  críticas e criativas no processo ensinoaprendizagem na sala de aula. Esse artigo propõe refletir sobre processo de integração das tecnologias na formação continuada dos professores, orientado pelas diretrizes do programa inclusão digital da secretaria da educação e cultura do estado do Tocantins. Para tanto a coleta de dados incluiu análise do projeto de inclusão digital e entrevistas, que apontaram as manifestações dos sujeitos sociais como posicionamentos e opiniões, sobre as condições reais e especificidades da  formação continuada dos professores para uso pedagógico das tecnologias. O resultado da pesquisa indica uma visível descrença desses profissionais em relação a implementação a longo e médio prazo de cursos em tecnologias pedagógicas para melhoria do trabalho na sala de aula da educação básica, considerando que, a maioria das ações desenvolvidas nessa área pela SEDUC-TO, fazem parte de programas nacionais, portanto são políticas de caráter verticalizadas.

Biografia do Autor

Willany Palhares Palhares Leal, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Sociologia em (2013) mestre em educação em (1995) na UnB. Tenho experiência na área  de educação com ênfase em políticas públicas de formação de professores nos cursos de graduação em EAD  e presencial.

 

Vanessa Leal Sousa, Gestão de Marketing, Gestão Mercadológica e Gestão Educacional

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas Ceulp/Ulbra Tocantins. Pós-graduada ao nível de Especialização em Metodologia da Linguagem e Educação em EAD pela Unitins e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Tocantins. Área de atuação em Gestão de Marketing, Gestão Mercadológica e Gestão Educacional.

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Publicado
2019-08-08