DISPARANDO ENLACES DE CORPOS E ESCRITAS: A PRODUÇÃO DO COMUM EM UMA EDUCAÇÃO ENTRE TELAS
Resumo
O artigo analisa modos de enlaces corpoescriturais produzidos em encontros levados a cabo durante duas versões de um curso de extensão interinstitucional realizado em caráter remoto durante a pandemia de covid-19 no Brasil. A partir de convites virtuais de exercícios de corpo-escrita, por nós denominados “disparadores”, vimos surgir, nessa proposta, um conjunto de situações e modos de partilha que nos levaram a mapear certas maneiras pelas quais as experiências vivenciadas pelas(os) participantes produzem “enganchamentos” intensivos entre eles. Para além da movimentação da própria noção de laço social, nossas análises nos levaram a pensar o modo como espaços comuns produzem corpos e se produzem entre eles, gerando possibilidades de criação que nos parecem valiosas em propostas educacionais realizadas a partir do encontro.
Referências
COELHO, Carolina Marra S. Psicanálise e laço social - uma leitura do Seminário 17. Mental, Barbacena, ano IV, n. 6, jun/2006, p. 107-121.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia - vol. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997.
_______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia - vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
ELEMENTOS para uma Cartografia da Grupalidade. O Indivíduo, o Comum, a Comunidade, a Multidão (2010 : São Paulo, SP). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento544502/elementos-para-uma-cartografia-da-grupalidade-o-individuo-o-comum-a-comunidade-a-multidao-2010-sao-paulo-sp. Acesso em: 03/11/2019.
GIL, José. Pequenas percepções, In.: LINS, Daniel (org.). Razão Nômade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p.19-32.
_______. Movimento Total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
_______. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LE MOAL, Philippe. Dictionnaire de la danse. Paris: Larrousse, 2008.
LEPECKI, André. Movimento na pausa. Disponível na internet: https://www.n-1edicoes.org/textos/147. Acesso em: 02/10/2020.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, v. 33, n.1, jan/jun 2008, p. 35-48.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Marteen. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
NANCY, Jean-Luc. A comunidade inoperada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
_______, Política e/ou política. ALEA, Rio de Janeiro, v. 17/1, pág. 166-178, jan-jun/2015.
_______. À escuta. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2014.
RANCIÈRE. Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).