HOSPITALIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE POBREZA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO-RJ
Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar como as representações de pobreza afetam as práticas educativas realizadas nas atividades extraclasse em uma escola pública no município de São Gonçalo-RJ. O aporte teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003), os estudos psicossociais sobre a pobreza (FERREIRA, 2012; 2016; 2017), e a Pedagogia da Hospitalidade, de Baptista (2005; 2017). Na metodologia qualitativa, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e a construção de diários de campo, inspirado na fenomenologia de Husserl (1975), conforme preconizado por Depraz (2011) e reafirmado por Ferreira (2015a; 2015b; 2021). A análise foi a retórico-filosófica do discurso, inspirada em Aristóteles (1998), organizada e desenvolvida por Reboul (2004), reestruturada por Mazzotti (2003) e Ferreira (2016). Os resultados indicaram que as representações de pobrezas partilhadas pelas educadoras simbolizaram os “alunos-pobres” como sujeitos da “falta”, excluindo-os das atividades educativas demonstrando uma fragilidade nos laços socioeducativos presentes dentro desse ambiente educacional.
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