EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM JOGO DIGITAL EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ESTRATÉGIAS DE USO DO VOCABULÁRIO PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Palavras-chave: Expressões Idiomáticas. Jogo Digital. Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa.

Resumo

“O mundo fantástico dos idioms” é um jogo voltado para o trabalho pedagógico com idioms, memorização e incentivo para o uso dessas expressões em contextos comunicacionais da língua-alvo de maneira lúdica e criativa. Elaborado na plataforma on-line Scratch e tendo sua sustentação teórica no Flow (Teoria do Fluxo), o jogo apresenta novas possibilidades didáticas no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas brasileiras. O presente artigo aborda as etapas de produção do jogo e atualiza as discussões acerca do potencial dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Inglês como Segunda Língua (English as a Second Language, ESL) e também de outros idiomas.

Biografia do Autor

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED).

Rafael Abrahão de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor de inglês, português e redação; revisor e tradutor de textos.

Brenda Gonçalves de Resende, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). professora de português, inglês e espanhol. 

Renato Aquino Lopes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente da Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE).

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Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência