O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA INTEGRAÇÃO DOS POVOS LATINO-AMERICANOS

  • Rândala Maria de Morais Nogueira y Rocha Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Educação Superior. América Latina. Integração.

Resumo

Este artigo parte de uma construção teórica que objetivou identificar que, para que ocorra a integração estatuída na Constituição Federal Brasileira de 1988 entre os povos latino-americanos, é necessário fomentar uma política cultural no país. Esse processo deve ser iniciado ainda na escola de Educação Básica, proporcionando uma educação que rompa com os paradigmas tradicionais de cultura, raça, etnia e padrões normativos caminhando para a Universidade, espaço onde a interculturalidade crítica e não somente a funcional necessita se fazer presente.  Nessa direção, a proposta é incentivar o trabalho com as diversidades culturais existentes, buscando o consenso entre os povos integrantes do Cone Sul. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica, que busca elencar pontos definidores para a construção de uma política de integração regional. Finalmente, vislumbra-se que o Brasil precisa incitar ações de integração entre os povos latino-americanos, e que a Educação Superior se constitui no lócus apropriado para que essas discussões e reflexões sejam gestadas e colocadas em prática.

Biografia do Autor

Rândala Maria de Morais Nogueira y Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED). Líder do Grupo de  Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT). 

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campus de Aquidauana (CPAQ). Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS) e Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

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Publicado
2022-05-17