O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA INTEGRAÇÃO DOS POVOS LATINO-AMERICANOS
Resumo
Este artigo parte de uma construção teórica que objetivou identificar que, para que ocorra a integração estatuída na Constituição Federal Brasileira de 1988 entre os povos latino-americanos, é necessário fomentar uma política cultural no país. Esse processo deve ser iniciado ainda na escola de Educação Básica, proporcionando uma educação que rompa com os paradigmas tradicionais de cultura, raça, etnia e padrões normativos caminhando para a Universidade, espaço onde a interculturalidade crítica e não somente a funcional necessita se fazer presente. Nessa direção, a proposta é incentivar o trabalho com as diversidades culturais existentes, buscando o consenso entre os povos integrantes do Cone Sul. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica, que busca elencar pontos definidores para a construção de uma política de integração regional. Finalmente, vislumbra-se que o Brasil precisa incitar ações de integração entre os povos latino-americanos, e que a Educação Superior se constitui no lócus apropriado para que essas discussões e reflexões sejam gestadas e colocadas em prática.
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