DESIGUALDADE SOCIAL E BOLSA FAMÍLIA
Reflexões teóricas sobre os programas de transferência de renda como forma de superação da pobreza e emancipação social.
Resumo
Este artigo discute conceitos como desenvolvimento econômico, crescimento econômico e sua relação com a desigualdade social. Buscamos identificar uma teoria que nos apresente um crescimento econômico menos desigual. A teoria de Amartya Sen nos mostra que para que haja crescimento econômico é necessário centralizar os investimentos em programas e políticas sociais, pois por meio destas é possível ampliar as liberdades dos indivíduos. Com base nisso, discutiremos sobre como o Programa Bolsa Família pode melhorar o bem estar social das pessoas beneficiadas e sua relação com o crescimento econômico. Apresentaremos possibilidades de emancipação social por meio deste Programa e dados que comprovam a superação da pobreza de famílias beneficiadas.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).