DESIGUALDADE SOCIAL E BOLSA FAMÍLIA

Reflexões teóricas sobre os programas de transferência de renda como forma de superação da pobreza e emancipação social.

  • Cássia Araújo Moraes Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Faculdade ITOP.
  • Patrícia Aguiar Tavares Ministério Público do Maranhão

Resumo

Este artigo discute conceitos como desenvolvimento econômico, crescimento econômico e sua relação com a desigualdade social. Buscamos identificar uma teoria que nos apresente um crescimento econômico menos desigual. A teoria de Amartya Sen nos mostra que para que haja crescimento econômico é necessário centralizar os investimentos em programas e políticas sociais, pois por meio destas é possível ampliar as liberdades dos indivíduos. Com base nisso, discutiremos sobre como o Programa Bolsa Família pode melhorar o bem estar social das pessoas beneficiadas e sua relação com o crescimento econômico. Apresentaremos possibilidades de emancipação social por meio deste Programa e dados que comprovam a superação da pobreza de famílias beneficiadas.

Biografia do Autor

Cássia Araújo Moraes Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Faculdade ITOP.

Graduada em Serviço Social pela UFT, especialista em Gestão Pública e Sociedade pela UFT, mestranda em Desenvolvimento Regional pela UFT. Assistente social do IFTO, Campus Palmas.

Patrícia Aguiar Tavares, Ministério Público do Maranhão
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA  Assistente social no Ministério Público do Maranhão Especialista em políticas públicas, gestão e serviços sociais pela Universidade Cândido Mendes - RJ Mestranda em Desenvolvimento Regional - UFT
Publicado
2018-07-04