CONEXÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Educação Superior. Internacionalização. Metodologias ativas. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teórico-reflexivo propõe uma análise da conexão entre metodologias ativas e a internacionalização da educação superior em ambientes virtuais de aprendizagem, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre essas dimensões. Na análise realizada, contextualiza-se a pertinência da adoção de metodologias ativas nos ambientes virtuais de aprendizagem, considerando as novas configurações impostas à função social das instituições de educação superior no atual contexto e o papel de protagonista do estudante nas atuais teorias educacionais. Demonstra-se como o uso das metodologias ativas nas ações de internacionalização da educação superior realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem contribuem para fomentar o desenvolvimento de competências internacionais e interculturais necessárias para a formação de sujeitos que precisam atuar social e profissionalmente em um mundo globalizado.

Biografia do Autor

Jocelia Martins Marcelino, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PROEX/CAPES. Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 

Vanessa Gabrielle Woicolesco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PROEX/CAPES. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

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Publicado
2022-05-17