TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DAS POLÍTICAS À PRÁTICA DE ENSINO

Palavras-chave: Políticas de ensino superior. Expansão do ensino superior. Prática de ensino.

Resumo

Nos últimos vinte anos, houve um processo acelerado de expansão do ensino superior no país provocando alterações significativas nas políticas públicas no que tange a organização, trabalho e carreira docente neste nível de ensino. Diante disso, o presente estudo buscou caracterizar o processo de expansão do ensino superior no contexto da tentativa de reforma da educação superior engendrada nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus rebatimentos no trabalho e prática docentes na Universidade. Para tanto, partiu de um aprofundamento no corpus documental do período citado e se apoiou, ainda, em um levantamento do tipo estado do conhecimento realizado nos Anais da ANPEd com vistas a identificar os rebatimentos das políticas de ensino superior na prática de ensino. Como resultado desse projeto de expansão da educação superior é possível notar os impactos no trabalho e na prática docente, uma acentuada precarização das condições laborais e, ainda, um distanciamento dos espaços de organização de classe.

Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação (USP). Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de Jataí – (UFJ). 

Fernando Silva dos Santos, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor em Educação (UFSC). Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação – Universidade Federal de Jataí – (UFJ). 

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Publicado
2022-05-17