TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DAS POLÍTICAS À PRÁTICA DE ENSINO
Resumo
Nos últimos vinte anos, houve um processo acelerado de expansão do ensino superior no país provocando alterações significativas nas políticas públicas no que tange a organização, trabalho e carreira docente neste nível de ensino. Diante disso, o presente estudo buscou caracterizar o processo de expansão do ensino superior no contexto da tentativa de reforma da educação superior engendrada nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus rebatimentos no trabalho e prática docentes na Universidade. Para tanto, partiu de um aprofundamento no corpus documental do período citado e se apoiou, ainda, em um levantamento do tipo estado do conhecimento realizado nos Anais da ANPEd com vistas a identificar os rebatimentos das políticas de ensino superior na prática de ensino. Como resultado desse projeto de expansão da educação superior é possível notar os impactos no trabalho e na prática docente, uma acentuada precarização das condições laborais e, ainda, um distanciamento dos espaços de organização de classe.
Referências
ARCARY, Valério. Um reformismo quase sem reformas – uma crítica marxista ao governo Lula, em defesa da revolução brasileira. 2.ed. São Paulo, Sundermann, 2014.
BROILO, Cecília Luiza. (Con)formando o trabalho docente: a ação pedagógica na Universidade. Anais da 29. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT04-1665--Int.pdf. Acesso em: 14 abr. 2016.
COELHO, Eurelino. Uma Esquerda para o Capital. Crise do Marxismo e Mudanças nos Projetos Políticos dos Grupos Dirigentes do PT (1979-1998). Tese de Doutorado em História, ICHF/UFF, Niterói, 2005.
FAGUNDES, Maurício César Vitória; BROILO, Cecília Luiza e FORSTER, Mari Margarete dos Santos. É possível construir a docência universitária? Apontamos caminhos. Anais da 32. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2009. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/e-possivel-construir-docencia-universitaria-apontamos-caminhos. Acesso em: 16 abr. 2016.
FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? 2.ed. Editora Alfa-Omega: São Paulo, 1979.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Ensaio de interpretação sociológica. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987.
FERNANDES, Florestan. Pensamento e ação – o PT e os rumos do socialismo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.
FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na constituinte: leituras para a reforma. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo/Expressão Popular, 2014.
FERNANDES, Sonia Regina de Souza; HOEPERS, Idorlene da Silva e SILVA, Jamile Delagnelo Fagundes da. A complexidade do trabalho docente no contexto dos Institutos Federais de Educação: vozes de um campus do IFC. Anais da 34. reunião científica da ANPEd. Natal, 2011. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/complexidade-do-trabalho-docente-no-contexto-dos-institutos-federais-de-educacao. Acesso em: 16 abr. 2016.
FLORES, Maria José Batista Pinto; DALBEN, Ângela I. Loureiro de Freitas. A percepção dos professores de uma Universidade pública no Brasil e na Argentina sobre a docência universitária. Anais da 37. reunião científica da ANPEd. Florianópolis, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/percepcao-dos-professores-de-uma-universidade-publica-no-brasil-e-na-argentina-sobre. Acesso em: 16 abr. 2016.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital–imperialismo. Teoria e história. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2012.
IASI, Mauro Luis. Metamorfoses da consciência de classe: o PT entre a negação e o consentimento. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
IASI, Mauro Luis. Democracia de cooptação e o apassivamento da classe trabalhadora. In: SALVADOR, Evilásio (et.al) (org.) Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012a, p. 285-317.
INEZ, Ana Marta Aparecida de Souza. Vozes docentes nas políticas e práticas de avaliação da educação superior. Anais da 30. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT04-3736--Res.pdf. Acesso em: 16 abr. 2016.
LEHER, Roberto. A educação no Governo de Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. In: MAGALHÃES, João Paulo de Almeida (org.). Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010. - Rio de Janeiro: Garamond, 2010a.
LEHER, Roberto. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Consequência, 2018.
LIMA, Katia Regina de Souza. Reforma universitária do governo Lula: o relançamento do conceito de público não-estatal. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Reforma universitária do governo Lula: reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, 2004a.
LIMA, Katia Regina de Souza. Capitalismo dependente e “Reforma Universitária Consentida”: a constituição de Florestan Fernandes para a superação dos dilemas educacionais brasileiros. In: SIQUEIRA, Angela C de.; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação Superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006a.
LIMA, Katia Regina de Souza. Contra-reforma na Educação Superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
MARTINS, André Silva; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A proposta de autonomia universitária do governo Lula. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley(org.). Reforma universitária do governo Lula: reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, 2004.
MAZZILLI, Sueli. O papel da orientação na formação de pesquisadores em educação. Anais da 28. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2008. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt04-4942-int.pdf. Acesso em: 16 abr. 2016.
MAZZEO, Antônio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. 3.ed. São Paulo: Boitempo, 2015.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales e ANDRÉ, Marli E. d. Afonso de. A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. SILVA, Marilda da (org). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003. p. 1-10.
OLIVEIRA, Camila Alberto V. de; DE NEZ. Egeslaine e THIESEN, Juares da Silva. Práticas de ensino na universidade: saberes, aprendizagens e experiências. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.8 - 2020. p.575- 586.
PARTIDO DOS TRABALHADORES. Programa de Governo 2002 – Coligação Lula Presidente. São Paulo: Partido dos Trabalhadores, 2002a.
PARTIDO DOS TRABALHADORES. Concepção e Diretrizes do Programa de Governo do PT para o Brasil – Lula 2002. Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. São Paulo: PT, 2002b.
PINTO, Maria das Graças C. da S. M. Gonçalves. A docência na educação superior: saberes e identidades. Anais da 28. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2005. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/docencia-na-educacao-superior-saberes-e-identidades-0. Acesso em: 16 abr. 2016.
PRADO JR., Caio. A revolução brasileira. 6.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978.
RIVAS, Noeli Prestes Padilha e CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. O desenvolvimento profissional e os novos espaços formativos na Universidade: desafios e perspectivas para a docência superior. Anais da 28. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/o-desenvolvimento-profissional-e-os-novos-espacos-formativos-na-universidade-0. Acesso em: 16 abr. 2016.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais. v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
SANTOS, Fernando Silva dos. As universidades federais e a estratégia democrático-popular/ heteronomia a serviço do capital (2003-2010). 2020, 235 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020 Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PEED1498-T.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.
SHIROMA, Eneida Oto e EVANGELISTA, Olinda. Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, 127-160, jan./jun. 2011.
SINGER, André. Os sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SORDI, Mara Regina Lemes e MERLIN, José Roberto. A tradução dos sentidos da linguagem espacial no projeto pedagógico dos cursos de graduação. Anais da 30. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/3_resumo_2007.pdf. Acesso em: 14 abr. 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).