PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir à precarização e intensificação do trabalho docente que podem implicar na qualidade de vida e na saúde dos professores universitários. A escolha da temática justifica-se por considerarmos que o trabalho docente passou por transformações repercutindo em uma nova lógica nas rotinas acadêmicas, pautada no estímulo à produtividade reproduzindo no âmbito da Universidade às características do trabalho flexível. Quanto ao delineamento metodológico, realizamos análise bibliográfica, abordagem qualitativa e estudo de caso em uma Universidade Pública do interior do estado do Paraná. Realizou-se pesquisa de campo, com aplicação de questionários, por meio do qual obtivemos 94 respondentes. Os resultados mostram que houve intensificação das atividades laborais e de cobranças, resultando em sobrecarga de trabalho, em especial dos professores que atuam em programas de pós-graduação. Identificamos que a falta de políticas de melhoria do trabalho docente tem repercutido no adoecimento e afastamentos dos profissionais.
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