NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES: POSSIBILIDADE PARA O ENCONTRO INTERCULTURAL

Palavras-chave: Narrativas. Interculturalidade. mediação de leitura.

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre a dimensão socializadora da literatura e sua potência para o encontro intercultural. A proposta é discutir sobre as narrativas em sua dimensão estética para a promoção de uma sociedade mais justa e sensível ao “outro(a)”. Propõe-se a mediação de leitura literária como recurso para a socialização de seres e saberes para agir sobre as realidades e construir novos caminhos em contextos diversos, especificamente, em realidade empobrecida materialmente, mas com fortes tradições culturais. As reflexões de Teresa Colomer (2007), Michèle Petit (2009), Antonio Candido (1995), Paulo Freire (1987), Catherine Walsh (2005) e Vera Maria Candau (2012) fundamentam o debate e contribuem para a problematizar as questões apresentadas.

 

Biografia do Autor

Elisane Andressa Kaiser da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professora e Mediadora Cultural. Possui o curso de Formação de Docentes, graduação em Letras-Artes e Mediação Cultural (UNILA), Mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Formação Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora na Rede Municipal da Educação.

Mariana Cortez, Universidade de São Paulo (USP)

Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana da área Letras/Linguística, na graduação e do mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). Docente colaboradora do mestrado PROFLetras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente). Bolsista de Produtividade Desenvolvimento, Tecnologia e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Letras. Coordenadora do projeto: "Vivendo Livros". Atua principalmente nos seguintes temas: Biblioteca escolar e comunitária, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil.

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Publicado
2024-01-15