CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS QUE USARAM O MODELO TEÓRICO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS (1995): UMA REVISÃO NA LITERATURA NACIONAL DE 2008 A 2014
Resumo
A proposta do modelo teórico der Simons é reconhecida como inovadora por reforçar o papel dos sistemas de controle gerencial (SCG) como implementador da estratégia. Esta importância pode ser verificada pelos trabalhos nacionais que utilizaram parcial ou integralmente o modelo Levers of Control no período de 2008 a 2014, publicados em periódicos nacionais. Este artigo teve como objetivo identificar quais as contribuições que as pesquisas publicadas na literatura nacional, que tratam do modelo Levers of Control, podem oferecer para o estudo dos sistemas de controle gerencial em empresas brasileiras. Metodologicamente, o artigo se caracteriza como uma análise bibliográfica complementada por uma análise crítica dos resultados apresentado nas pesquisas revisadas. Os resultados desta análise evidenciaram que grande parte do modelo tem validade empírica, porém algumas pesquisas descrevem resultados divergentes. Outra evidência é que os trabalhos não tiveram continuidade, de onde se pode concluir que o modelo tem potencial para ser validado em pesquisas nacionais futuras. Diante, recomenda-se que estudo do modelo em conjunto com construtos Balanced Scorecard (BSC), o Orçamento, o Gerenciamento por Diretrizes (GPD), o Economic Value Added (EVA), assumindo que ele possa ser apenas parte de uma análise mais ampla.
Referências
ANTHONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de controle gerencial. 12 ª ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2008.
CRUZ, A.P.C da. Estilo de liderança, sistema de controle gerencial e inovação tecnológica: papel dos sistemas de crenças, interativo, diagnóstico e de restrições. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2014.
DIEHL, C.A; DE SOUZA, M.A. Alavancas de Controle: identificando o alinhamento estratégico. Revista Digital del Instituto Internacional de Costos, n. 2, p. 41-66, 2008.
LUNKES, R.J et al. Aderência às alavancas de controle estratégico propostos por Simons: um estudo em empresas hoteleiras. III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Florianópolis – SC. 2010.
LAVARDA, C.E.F; SOUSA, T. C. G de.; RONCON, A. Gerenciamento da Estratégia de uma Empresa de Cursos Profissionalizantes à Luz das Alavancas de Controle de Simons. Anpad. VI Encontro de Estudos Estratégicos. Bento Gonçalves - RS. 2013.
LAVARDA, C.E.F; PEREIRA, A.M. Uso dos sistemas de controles de gestão nas diferentes fases do ciclo de vida organizacional. Revista Alcance, v. 19, n. 4, p. 497-518, 2013.
NISIYAMA, E.K; OYADOMARI, J.C.T. Sistemas de controle gerencial e o processo de inovação. Revista de Administração e Inovação, v. 9, n. 1, p. 106-125, 2012.
SIMONS, R. Levers of control: how managers use innovative control systems do drive strategic renewal. Boston: Harvard Business School, 1995.
SIMONS, R. Performance measurement and control systems for implementing strategy. New Jersey: Prentice Hall, 2000.
SIMONS, R. How new top managers use control systems as levers of control. Strategic Management Journal, v. 15, p. 169-189,1994.
WIDENER, S.K. An empirical analysis of the levers of control framework. Accounting, organizations and society, v. 32, n. 7, p. 757-788, 2007.
WIDENER, S.K.; ELTEN, H.J. Van.; SPEKLÉ, Roland. Creativity and Control: A Paradox. Evidence from the Levers of Control Framework (August 14, 2014). AAA 2015 Management Accounting Section (MAS) Meeting. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=2480471.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).