REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: (RE)SIGNIFICANDO OS SEUS DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavras-chave: Ensino. Língua Materna. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo discute os limites e os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, refletindo para o atual contexto e dificuldades do ensino da língua na Educação Básica. A metodologia adotada da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, baseando-se em teóricos importantes da temática, como Antunes (2009) e Bagno (1999) e com os procedimentos da pesquisa de campo, com aplicação de um questionário semiestruturado para os professores participantes. O ensino da Língua Materna é de grande importância no ensino fundamental II, onde os alunos estão ainda em fase de desenvolvimento e aprimoramento no estudo da linguagem. Com isso, percebe-se que as escolas necessitam de profissionais capacitados no ensino da Língua Materna, potencializando os conteúdos de forma atrativa e inspiradora, mesmo cientes dos grandes desafios e limites encontrados, priorizando, assim, o ensino e aprendizagem no desenvolvimento linguístico de seus alunos.

Biografia do Autor

Maria Shirley Ferreira e Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

 

Denyse Mota da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pós-doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora e Mestre em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Língua Portuguesa. Graduada em Letras. Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus de Araguatins-TO. 

Referências

ANTUNES, Irandé, 2003 Aula de português - encontro & interação | Maria Irandé Antunes, - São Paulo : Parábola Editorial, 2003-(Séria Aula;1).Disponível em: file:///C:/Users/Positivo/Downloads/IRAND%C3%89%20ANTUNES%20-%20AULA%20DE%20PORTUGU%C3%8AS%20(2).pdf. Acesso em: 28-O8-2021

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10069_26092019082545.pdf. Acesso em: 15-05-2021

__________. Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FQZbCMNLgkZpGstqJSWQ3gQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24-07-2021

__________. Preconceito linguístico o que é, como se faz. São Paulo, Brasil, Loyola 1999. https://professorjailton.com.br/novo/biblioteca/preconceito_linguistico_marcos_bagno.pdf. Acesso em: 15-05-2021

__________. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003. https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_52_1516878118.pdf. Acesso em: 02-06-2021

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em: 06-07-2021

___________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação é a Base, Brasília: MEC/SEF, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28-08-2021

BUIN, Edilaine e PINHEIRO, Alexandra Santos, O Ensino da Língua Materna na Contemporaneidade: Os Multiletramentos e as Conquistas do PIBIB Letras UFGD, SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 19/1, p. 346-368, jun. 2016. file:///C:/Users/Positivo/Downloads/23091-120143-1-PB%20(2).pdf. Acesso em: 15-08-2021

CUBERO, R. Relações sociais nos anos escolares: família, escola, companheiros. In; COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação. V. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25972_13983.pdf. Acesso em: 06-10-2021

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf. Acesso em: 09-09-2021
Gil, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002. http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 22-06-2021

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4868/1/Farley%20Eduarda%20Alves%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 23-08-2021

SOARES, Magda, Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol 23, n. 81, p. 143- 160, dez. 2002. https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-011.pdf. Acesso em: 13-07-2021

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10 ed. São Paulo. Cortez, 2005. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ensino-gramatica.htm. Acesso em: 07-08-2021

Zanella, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013. http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 03-08-2021
Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos