A FORMAÇÃO DAS FUTURAS GERAÇÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO NO BRASIL

Palavras-chave: Ensino Jurídico. Ensino por Competências. Curso de Direito.

Resumo

A ênfase da Resolução 05/2018 do Ministério da Educação - MEC (BRASIL, 2018b), no desenvolvimento de competências profissionais nos novos bacharéis em Direito, coloca em xeque o foco da formação tradicional centrada no conhecimento técnico-jurídico. O novo foco traz também novos compromissos para as instituições e um novo papel social para os futuros advogados. O objetivo deste artigo é caracterizar as novas exigências na formação do operador do Direito e as implicações do domínio de competências profissionais para os futuros advogados. Utiliza-se aqui da análise textual discursiva de conteúdo, característica da pesquisa teórica, de natureza qualitativa, para a interpretação contextualizada da literatura.  Observa-se que a distorção, devida à ênfase na formação, centrada na Lei e seus ritos, para as competências profissionais altera o perfil do egresso dos cursos de Direito. Desta forma, a correção da desatenção à educação por competência na formação do bacharel em Direito, certamente, alterará permanentemente a forma de operar o Direito.

Biografia do Autor

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Doutor. Consultor da CAPES. Professor do Programa de Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos (PMPD/UNIARA). 

Bruno Dadalto Bellini, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Mestre  em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru pelo Instituição Toledo de Ensino.  Professor Universitário e Advogado.  

Valeria Riscarolli, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Doutora em Administração pela USP.  Professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

 

 

Edmundo Alves Oliveira, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Doutor. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos (PMPD/UNIARA). 

Referências

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Publicado
2022-11-29