A ADULTIZAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: AS ESCOLHAS DAS CRIANÇAS
Resumo
Este artigo apresenta excerto de uma investigação maior cujo objetivo central foi analisar como crianças com idade entre 4 e 5 anos, na medida em que puderam escolher objetos, fizeram escolhas por objetos tidos como de adultos. As justificativas das crianças para as escolhas demonstraram que os critérios utilizados remetem à relação dos meninos e das meninas com práticas consumistas assetadas, de modo geral, em comportamentos adultos. Os procedimentos metodológicos foram realizados a partir de abordagem qualitativa, método de pesquisa-ação, técnica de observação participante. Os dados foram analisados por meio de técnica interpretativa e apontaram que na contemporaneidade estamos diante de questões problemáticas entre as infâncias e práticas de consumo adulto.
Referências
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2012.
ARIÈS, Phillippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
AUBERT, Nicole ; GAULEJAC, Vincent. Le Coût de l’Excellence. Paris: Seuil, 1991.
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. 19 ed. São Paulo: Cultrix, 1999.
BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
BOJUNGA, Lygia. A bolsa amarela. 35 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
CORSARO, William. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011.
DEMO, Pedro. Educar Pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias. Rio de Janeiro, editora Graal, 1980.
ELKIND, David. Sem tempo para ser criança: a infância estressada. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FERREIRA, Fernando. O local em Educação: animação, gestão e parceria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
FERREIRA, Hugo. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. 2008. 377 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
FERREIRA, Hugo; MELO, Bruno. A pesquisa Transdisciplinar: as infâncias, as adolescências, as juventudes. In: -------. Infâncias, Adolescências e Juventudes: a pesquisa transdisciplinar. Organização Hugo Monteiro Ferreira. Recife: Editora CRV, 2021. p. 21-44.
FILHO, José. A criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo. São Paulo: Papirus, 2009.
GAULEJAC, Vincent. La Névrose de Classe. Trajectoire Sociale et Conflits d’Identités. Paris: Hommes et Groupes Editeurs, 1987.
GRAY, Paul et. al. The Research Imagination: An Introduction to Qualitative and Quantitative Methods. Cambridge: Cambridge University Press, 2012 doi:10.1017/CBO9780511819391
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: crianças e a literatura fantástica. 3 ed. São Paulo: Summus, 1980.
LIRA, Cynthia Ferreira. A criança em tempos de adultização: reflexões transdisciplinares na educação infantil. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, 2016.
LIRA, Cynthia; FERREIRA, Hugo. Adultização infantil. Leitura Em Revista: revista virtual do Instituto Interdisciplinar de Leitura – PUC, Rio de Janeiro, n. 11, out. 2018. Disponibilidade em: https://iiler.puc-rio.br/leituraemrevista/index.php/LER/article/view/135. Acesso em: 12 jan. 2022.
MACHADO, Alexsandro; FERREIRA, Hugo. A intuição como fundamento do ensino das artes em tempos de revisão paradigmática. Revista Digital Do LAV: revista virtual da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 2, mai.-ago. 2015. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.5902/1983734819868>. Acesso em: 14 jan. 2022.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MCCLIMANS, Leah. The Art of Asking Questions. International Journal of Philosophical Studies, v. 19, n. 4, 2011. Disponibilidade em: <https://www.researchgate.net/publication/14873576_Assessing_the_need_for_health_status_measure>. Acesso em: 14 jan. 2022.
FERREIRA, Hugo; LIRA, Wagner. Bullying Escolar: Disciplinaridade, Trandisciplinaridade e Lógica do Terceiro Incluído. Olhares: revista virtual do departamento de educação da UNIFESP, São Paulo, v. 9, n. 1, 2021. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11547>. Acesso em: 10 jan. 2022.
MOREIRA, Daniel. O método fenomenológico da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NARODWSKI, Mariano. Adeus à infância (e à escola que a educava). In: ------- A Escola Cidadã no contexto da Globalização. Organização Luiz Heron da Silva. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 172-77.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. São Paulo: LTC, 1987.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 2012.
PROUT, Alan. The Future of childhood: towards the interdisciplinary study of children. London: Routledge Falmer, 2005.
ROTTERDAM, Erasmo. De Pueris: dos Meninos. 2 ed. São Paulo: Editora Escala, 2008.
WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).