A BRINCADEIRA NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo debate a potencialidade de avaliação da oferta de brincadeiras nos contextos de Educação Infantil, a partir do estudo e apreciação de instrumento da “boa creche lúdica” (SAVIO, 2013, 2011) junto a Rede Municipal de Pinhais. O processo teve início com o grupo de pedagogas da Secretaria de Educação do município e, em seguida envolveu 141 profissionais de seis unidades educacionais. O instrumento foi objeto de reflexão sobre a qualidade implicada nas oportunidades para brincar que as professoras precisariam planejar, organizar e participar nas instituições, em decorrência da compreensão do brincar como modos de construir mundos. E, sobre as adequações necessárias para um maior diálogo com a realidade ad hoc. O debate participativo nas instâncias colegiadas permitiu o aprofundamento de conceitos, o questionamento e auto-questionamento sobre os contextos e práticas de brincar, tendo se constituído como mote do processo formativo realizado.
Referências
BONDIOLI, Anna. Introduzione. In: BONDIOLI, Anna (org). Ludus in fabula: Per una pedagogia del narrare infantile. Azzano San Paolo: Edizione Junior, 2004. p. 5-30.
BONDIOLI, Anna. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos na creche. In: BONDIOLI, Anna e MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p.212-227.
BONDIOLI, Anna. Gioco e educazione. Milano: FrancoAngeli, 1996.
BONDIOLI, Anna. Condividere il gioco: conflito e cooperazione. In: BONDIOLI, Anna. Far finta insieme: Condizione, dinamiche, strategie. Quaderni Infanzia. Bergamo: Edizione Junior, 1993.
BONDIOLI, Anna. Gioco: funzione e struttura. L’ipotesi di Bruner. Scuola e Città, v. 197, p. 1-9, 1979.
BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Elaborar indicadores de qualidade educativa das instituições de educação infantil: uma pesquisa compartilhada entre Itália e Brasil. In: SOUZA, Gizele de; MORO, Catarina; COUTINHO, Ângela Scalabrin (org.). Formação da rede em educação infantil: avaliação de contexto. Curitiba: Appris, 2015. p. 21-49.
BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Trad. Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Editora da UFPR, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil. Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília, DF: MEC/SEB/COEDI, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 05, de 28 de maio de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil. Indicadores da qualidade na educação infantil. Brasília: MEC/SEB/COEDI, 2009a.
BRASIL. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/ SEF/ COEDI, 1995.
BRUNER, Jerome S. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRUNER, Jerome. S. Nature and uses of immaturity. In: BRUNER, Jerome S.; JOLLY, Alison; SYLVA, Kathy. Play: its role in development and evolution. New York: Basic Books, 1976. p. 25-63.
CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Coutinho, Ângela Scalabrin. ; Moro, Catarina ; Vieira, Daniele Marques. A avaliação da qualidade da brincadeira na Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online), v. 49, p. 52-74, 2019.
COUTINHO, Ângela Scalabrin; MORO, Catarina; SOUZA, Gizele. A pesquisa em rede: marcas do percurso acerca da avaliação de contexto em Educação Infantil. In: SOUZA, Gizele; MORO, Catarina; COUTINHO, Ângela Scalabrin. Formação da rede em educação infantil: avaliação de contexto. Curitiba: Appris, 2015. p. 51-71.
ELKONIN, Daniil. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
FREUD, Anna. Infância Normal e Patológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. A Educação de 0 a 3 anos: atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ISAACS, Susan. Lo sviluppo sociale dei bambini. Firenze, La Nuova Italia, 1967.
JANS, Marc. Children as citizens. Towards a contemporary notion of child participation. In: Childhood. Vol 11 (1): 27-44, 2004.
KLEIN, Melanie. Princípios Psicológicos da Análise Infantil. In: KLEIN, Melanie. Contribuições à Psicanálise. Tradução Miguel Maillet. São Paulo : Mestre Jou, 1981. p. 177-191.
MORO, Catarina; JARDIM, Joseth. Il gioco come realzione sociale con il mondo: le teorie di El´Konin e Ferreira. In: Donatella Savio, Catarina Moro. (Org.). Giocare per costruire mondi. Prospettive e esperienze per l'educazione infantile, tra Italia e Brasile. 1ªed.Milão: FrancoAngeli, 2019, p. 40-56.
MORO, Catarina; COUTINHO, Ângela Scalabrin; BARBOSA, Etienne B. L. Avaliação de contexto em educação infantil: a participação e o protagonismo docente. ReLadEI: Revista Latino Americana de Educación Infantil, v. 6, n. 1, p. 23-37, enero/jun. 2017.
PIAGET, Jean. A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. São Paulo: Zahar, 1971.
PINHAIS, Secretária Municipal de Educação de. Proposta Pedagógica Curricular, Concepção. Pinhais, Paraná: SEMED, 2021.
SAVIO, Donatella. Il gioco e l’identità educativa del nido d’infanzia: un percorso di valutazione formativa partecipata nei nidi di Modena, Bergamo. Azzano San Paolo (Bg): Edizioni Junior, 2011.
SAVIO, Donatella. A brincadeira e a participação da criança: um desafio educativo e seus pontos nodais. In: BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Trad. Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Editora da UFPR, 2013.
TONUCCI, Francesco. O direito de brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020.
TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
VAN OERS, B. Is it play? Towards a reconceptualisation of role play from an activity theory perspective. In: European Early Childhood Education Research Journal, v. 21, n. :2, p. 185-198, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. p.108-124.
WINNICOTT, Donald. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).