CADÊ O NENÊ? ACHOU... - BRINCADEIRAS E APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA CRECHE

Palavras-chave: Bebês. Brincadeiras. Aprendizagem. Interações. Creche.

Resumo

Este artigo destaca a discussão presente no campo da educação infantil, quanto ao papel desempenhado pelas brincadeiras nas aprendizagens de bebês. Estudiosos da área e documentos oficiais ressaltam a importância das brincadeiras para a aprendizagem na faixa etária de 0 a 3 anos, por vezes, porém, especialmente quando se refere a bebês, brincadeiras são pouco visibilizadas, compreendidas como meras ações exploratórias ou passatempos. O estudo de caso realizado em uma turma de berçário de um Centro de Educação Infantil da rede pública do município de São Paulo, traz episódios do cotidiano, registrados em relatos escritos, vídeos e fotografias, com destaque às situações de relação de bebês e professoras. Quais situações mobilizam a curiosidade e atraem o interesse de bebês nas brincadeiras?  Qual o papel do adulto educador diante deste brincar? Os registros das interações professoras-bebês fornecem indícios dos processos vividos em situações envolvendo brincadeiras e aprendizagens.

 

Biografia do Autor

Andréa Costa Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Educação do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Mônica Appezzato Pinazza, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação. Professora Livre docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

Referências

BRASIL, Poder Executivo. Lei Federal nº 9394 de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Resolução nº 5, de 132 17/12/2009, Brasília: MEC, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Brinquedos e Brincadeiras de Creche, Brasília: MEC, 2012.

BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre; Artes Médicas, 2010.

CARDOSO, M. Criando contextos de qualidade em creche: ludicidade e aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, Portugal, 2012.

GARCIA, Andréa Costa. Bebês e suas professoras no berçário: estudo de interações à luz de pedagogias participativas. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

GOLDSCHMIED, E; JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GRUSS, L; ROSENBERG, F. Bebés en movimento: el desarollo postural em imágenes. Buenos Aires: Continente, 2016.

______ Los niños y el juego: la actividad lúdica de 0 a 5 años. Buenos Aires: Continente, 2017.

KÁLLÓ, E; BALOG, G. As origens do brincar livre. São Paulo: Ed. Omnisciência, 2017.

KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011.

¬¬

______. Brincadeiras na educação infantil. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais (Anais). Belo Horizonte, 2010.

______. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia (s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação In. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; KISHIMOTO, T.M; PINAZZA, M.A (orgs) Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

______; Araújo, S. Educação em creche: Participação e Diversidade. Porto: Porto Editora, 2015.

______;KISHIMOTO, T. M. Em busca da Pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013.

OLIVEIRA, Z. M. R; Melo, A. M.; VITÓRIA, T.; ROSSETTI FERREIRA, M. C. Creches: crianças, faz de conta & cia. Petrópolis: Vozes, 2011.

ROSSETTI- FERREIRA, M. C. et al. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, S. Vínculo, movimento e autonomia: educação até 3 anos. São Paulo; Ed. Omnisciência, 2017.

STAKE, R.E. Investigación con estúdio de casos. 2 ed. Madrid: Morata, 1999.

TARDOS, A; SZANTO-FEDER, A. O que é a autonomia na primeira infância? In: FALK, Judit (org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin, 2011. p. 39-52.

WOODS, Peter. Investigar a Arte de Ensinar. Porto/PT: Porto Editora. 1999.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado
2022-05-12