UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS
Resumo
O presente estudo procurou avaliar o grau de participação das famílias no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração se essa participação pode potencializar o rendimento escolar. A metodologia utilizada foi analisar dados levantados pela escola Estadual de Ensino Fundamental “A”, localizada no município de Cerejeiras - RO. As informações tinham como ano base 2017 e foram obtidas juntas as famílias pela equipe escolar. Também foram analisados o quantitativo de alunos dos anos 6º, 7º e 8º do ensino fundamental e o ponto de vista dos professores em relação ao rendimento escolar. A análise dos resultados revelou que a participação da família no processo de aprendizagem pode potencializar o rendimento escolar, haja visto que a família é o espaço onde o indivíduo recebe os direcionamentos que irão fortalecer seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Com as recorrentes transformações na sociedade, a família também passou por modificações em sua composição familiar, na estrutura, nas ideologias, entre outros fatores. E a escola surge como meio de equilibrar as dificuldades que assolam o desenvolvimento dos alunos, os quais muitas vezes chegam à escola com sérias dificuldades, na maioria das vezes por desestrutura familiar, por falta de atenção, afeto, compreensão ou algum tipo de violência.
Referências
2. BRASÍLIA. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: [s.n.], 2015. 488 p.
3. BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e adolescente e das outras providências.1990.
4. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente 8069/90. Brasília. MEC 2004.
5. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96.Brasília. MEC, 1996.
6. BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. 1996. Porto Alegre: Artes Médicas (Original publicado em 1979).
7. BUENO, A.M.O.; PEREIRA, E.K.R.O. Educação, Escola e Didática: Uma Análise dos Conceitos das Alunas do Curso de Pedagogia do Terceiro Ano - uel. In: II Jornada Didática e I Seminário de Pesquisa da CEMAD. Londrina, 2013.
8. CARVALHO, M. E. P. Family-schoolRelations: HowEnhanced Parental Participation in SchoolingReinforces Social InequalityandUndermines Family Autonomy.Michigan, 1997. Tese (dout.) Dep. TeacherEducation, Michigan StateUniversity
9. CHAVES, M.E.P. Educação Familiar e Formação Humana Integral. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize, 2012.
10. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2008.
11. DESSEN, M.A.; POLONIA, A.C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Scielo 37 Brasil, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, p.21-32, 2007.
12. DIAS, M.B. Manual de Direito das Famílias. 5ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, p. 42.
13. ECCO, I.; NOGARO, A. A Educação em Paulo Freire como Processo de Humanização. In: XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015.
14. ESTEVES, J.M. A terceira revolução educacional:a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna,2004.
15. FLAVIA, B. Família: novos conceitos. São Paulo:Fundação Perseu Abramo, 2014. Coleção O que quero saber.
16. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Cortez, 1997, p.66.
17. GRECO, R. Curso de Direito Penal - Parte Especial. 5ª. ed. Niterói: Impetus, 2008.
18. GONÇALVES, V. E. R. Direito Penal Esquematizado - Parte Especial. São Paulo: Saraiva, 2011.
19. LIPPITZ, W.; LEVERING, B. Andnowyou are getting a teacherwithsuch a longname.Science, 18(2), 205-213. 2002.
20. MALUF, A.C.R.D. Novas modalidades de família na pós-modernidade. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, SP. 2010.
21. REGO, T.C. Memórias de escola: Cultura escolar e constituição de singularidades Petrópolis, RJ: Vozes. 2003.
22. SANTOS, A.F.; PEREIRA, F.M. Educação começa em casa: importância da família na aprendizagem dos alunos. 2016
23. SZYMANSKI, H. Encontros e desencontros na relação família- escola.Idéias, 25, 213-225. 1997.
24. ZANE, A.D.S. A função da família na educação escolar. Monografia de pós-graduação, Medianeira, Paraná. 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).