CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COMPREENSÕES MANIFESTAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS

Palavras-chave: Corpo. Educação Física Escolar. Políticas Curriculares.

Resumo

A presente reflexão de caráter bibliográfico, indicia as compreensões de corpo expressas nas políticas curriculares para o componente de Educação Física escolar e assume uma perspectiva de corpo enquanto constructo cultural. A pesquisa constatou que as compreensões de corpo, expressas nos Documentos, ao longo do tempo convergem ou dialogam com o contexto sociocultural do período em que são produzidas, ora mais higienistas/biologicistas, ora mais instrumentalizadoras e ora mais culturalistas. As pautas críticas e reflexivas sobre o corpo, emergentes a partir de meados da década de 80 do século 20, iniciaram o movimento de valorização da diferença, da autonomia e da diversidade na compreensão e na expressão corporal.

Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutor e pós-doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Atualmente é professor na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 

Vanessa Amaral, União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep)

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atualmente é professora no Centro Universitário Unisep – União de Ensino do Sudoeste do Paraná no curso de Educação Física.  

Sidinei Pithan da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e professor no Mestrado Profissional em Educação Física – Unijuí-RS/Unesp/SP. Rio Grande do Sul. Brasil. 

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Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos