PLANO DE NEGÓCIO: ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES NA CIDADE DE RECIFE – PE
Resumo
Apesar da crise causada pela pandemia do Covid-19, o segmento de confecções vem se recuperando na cidade de Recife e voltou a crescer no Estado. E, por este motivo este trabalho apresenta uma análise de viabilidade econômico-financeira para a abertura de uma indústria de confecção de camisas turísticas, camisas promocionais e fardamentos. Metodologicamente foi utilizado o Plano de Negócios no estudo quantitativo. Já com relação à abordagem qualitativa, foram feitas várias pesquisas com lojistas, empresas e fornecedores na região. Para os lojistas, a intenção foi de conhecer que tipo de camisas são mais vendidas, qual a sazonalidade, o volume de vendas e faturamento mensal. Nas empresas, a pesquisa foi direcionada ao volume de compra de fardamentos e frequência de renovação e também, para a linha promocional, foi pesquisado nas empresas o planejamento de eventos que usam as camisetas como meio para as promoções. Neste trabalho abordam-se temas de Empreendedorismo, Planejamento estratégico, controle financeiro, dentre outros. O resultado mostra que o empreendimento, é lucrativo, possui rentabilidade e tem um prazo de retorno de investimento em um curto período de tempo. Confirmando assim, a viabilidade econômica de implantação de uma nova indústria de confecção na cidade do Recife.
Referências
CASAROTTO, C. – Site rockcontent. Artigo: Aprenda o que é análise SWOT, ou análise FOFA, e saiba como fazer uma análise estratégica do seu negócio. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/. Acesso em 10/01/2022.
DORNELAS, J. C. de A. Análise Plano de Negócios. Empreende, 2006. Disponível em https://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/arquivos/Slides_completos.pdf. Acesso em 22/10/2021.
DORNELAS, J. C. de A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
MAXIMIANO, A. C. A. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson, 2012.
MORAES, F.. Site Administradores.com - Capítulo 05 – Análise de Mercado. Disponível em https://administradores.com.br/artigos/capitulo-05-analise-de-mercado. Acesso em 18/10/2021.
CATHO. Carreira & Sucesso: A importância do Plano de Negócios. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/uncategorized/a-importancia-do-plano-de-negocios/. Acesso em 21/12/2021.
ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2004. Disponível em https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/gestao-e-comercializacao-como-elaborar-um-plano-de-negocios.pdf. Acesso em 10/10/2021.
SEBRAE. Cartilha do empreendedor. 3. ed. rev. e ampl. - Salvador: Sebrae Bahia, 2009.
__________ Artigo: Como fazer um demonstrativo de resultados. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/como-fazer-um-demonstrativo-de-resultados,48f3ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 18/12/2021.
XERPAY. O que é construção de cenários de uma empresa? Aprenda o que é, como aplicar e qual a sua função para os negócios. Disponível em https://xerpay.com.br/blog/o-que-e-construcao-cenarios/. Acesso em 22/10/21.
SALIN, C. S. Construindo planos de negócios. 3.ed. Rev. E atualizada – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kG3ssatsR40C&oi=fnd&pg=PA3&dq=plano+de+neg%C3%B3cios+conceitos&ots=0bu0rt3Tjj&sig=yj_FeTYCBfzPPzYsJVXgbdjPugI#v=onepage&q=plano%20de%20neg%C3%B3cios%20conceitos&f=false. Acesso em 11/10/2021.
WILDAUER, E. W. Plano de Negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. Curitiba: Ibpex, 2010. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=W4E4XJ4AAZ0C&oi=fnd&pg=PA3&dq=plano+de+neg%C3%B3cios&ots=mrA2OjN2nl&sig=RH0MiKb7XmDkAsSGHgf2zxxGm60#v=onepage&q=plano%20de%20neg%C3%B3cios&f=false. Acesso em 12/10/2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).