PLANO DE NEGÓCIO: ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES NA CIDADE DE RECIFE – PE

  • Giullianne Silva Nascimento Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Milton Pires de Souza Filho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Márcio Aurélio Da Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Naissa Mariana Farias Cruz Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Sandra Sandes Lira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Thiago Sousa Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) https://orcid.org/0000-0002-7998-4158
Palavras-chave: Confecção de Camisas e Fardamentos. Viabilidade. Plano de Negócios.

Resumo

Apesar da crise causada pela pandemia do Covid-19, o segmento de confecções vem se recuperando na cidade de Recife e voltou a crescer no Estado. E, por este motivo este trabalho apresenta uma análise de viabilidade econômico-financeira para a abertura de uma indústria de confecção de camisas turísticas, camisas promocionais e fardamentos. Metodologicamente foi utilizado o Plano de Negócios no estudo quantitativo. Já com relação à abordagem qualitativa, foram feitas várias pesquisas com lojistas, empresas e fornecedores na região. Para os lojistas, a intenção foi de conhecer que tipo de camisas são mais vendidas, qual a sazonalidade, o volume de vendas e faturamento mensal. Nas empresas, a pesquisa foi direcionada ao volume de compra de fardamentos e frequência de renovação e também, para a linha promocional, foi pesquisado nas empresas o planejamento de eventos que usam as camisetas como meio para as promoções. Neste trabalho abordam-se temas de Empreendedorismo, Planejamento estratégico, controle financeiro, dentre outros. O resultado mostra que o empreendimento, é lucrativo, possui rentabilidade e tem um prazo de retorno de investimento em um curto período de tempo. Confirmando assim, a viabilidade econômica de implantação de uma nova indústria de confecção na cidade do Recife.

Biografia do Autor

Giullianne Silva Nascimento, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Empresária, Graduanda em Administração pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

Milton Pires de Souza Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Gerente Administrativo, Graduando em Administração pela Instituição UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

Márcio Aurélio Da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Supervisor Industrial, Graduando em Administração pela Instituição UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

Naissa Mariana Farias Cruz, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Gestora Pública, Graduanda em Administração pela Instituição UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

Sandra Sandes Lira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Funcionária Pública, Graduanda em Administração pela Instituição UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

Thiago Sousa Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Administrador, Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU, Docente do Curso de Administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA.

Referências

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K.. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo 2015. Disponível em: http://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612/522. Acesso em: 12 out. 2021.

CASAROTTO, C. – Site rockcontent. Artigo: Aprenda o que é análise SWOT, ou análise FOFA, e saiba como fazer uma análise estratégica do seu negócio. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/. Acesso em 10/01/2022.

DORNELAS, J. C. de A. Análise Plano de Negócios. Empreende, 2006. Disponível em https://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/arquivos/Slides_completos.pdf. Acesso em 22/10/2021.

DORNELAS, J. C. de A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

MAXIMIANO, A. C. A. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson, 2012.

MORAES, F.. Site Administradores.com - Capítulo 05 – Análise de Mercado. Disponível em https://administradores.com.br/artigos/capitulo-05-analise-de-mercado. Acesso em 18/10/2021.

CATHO. Carreira & Sucesso: A importância do Plano de Negócios. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/uncategorized/a-importancia-do-plano-de-negocios/. Acesso em 21/12/2021.

ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2004. Disponível em https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/gestao-e-comercializacao-como-elaborar-um-plano-de-negocios.pdf. Acesso em 10/10/2021.

SEBRAE. Cartilha do empreendedor. 3. ed. rev. e ampl. - Salvador: Sebrae Bahia, 2009.

__________ Artigo: Como fazer um demonstrativo de resultados. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/como-fazer-um-demonstrativo-de-resultados,48f3ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 18/12/2021.

XERPAY. O que é construção de cenários de uma empresa? Aprenda o que é, como aplicar e qual a sua função para os negócios. Disponível em https://xerpay.com.br/blog/o-que-e-construcao-cenarios/. Acesso em 22/10/21.

SALIN, C. S. Construindo planos de negócios. 3.ed. Rev. E atualizada – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kG3ssatsR40C&oi=fnd&pg=PA3&dq=plano+de+neg%C3%B3cios+conceitos&ots=0bu0rt3Tjj&sig=yj_FeTYCBfzPPzYsJVXgbdjPugI#v=onepage&q=plano%20de%20neg%C3%B3cios%20conceitos&f=false. Acesso em 11/10/2021.

WILDAUER, E. W. Plano de Negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. Curitiba: Ibpex, 2010. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=W4E4XJ4AAZ0C&oi=fnd&pg=PA3&dq=plano+de+neg%C3%B3cios&ots=mrA2OjN2nl&sig=RH0MiKb7XmDkAsSGHgf2zxxGm60#v=onepage&q=plano%20de%20neg%C3%B3cios&f=false. Acesso em 12/10/2021.
Publicado
2024-02-21