JOGOS DIDÁTICOS DIGITAIS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CONCEITOS RELACIONADOS À PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (SARS-COV2)

Palavras-chave: Educação. Ciências. Lúdico.

Resumo

Jogos digitais consistem em um conjunto de experiências, cenários ou desafios estimulantes fundamentados em regras, nos quais os jogadores se empenham, com o objetivo de vencer. As experiências são importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem, nesse sentido, podemos destacar os jogos digitais como parte das experiências humanas modernas que ocorrem em diferentes faixas etárias, desde crianças até adultos. A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), promoveu o isolamento social entre alunos e professores. Dessa forma, disciplinas como ciências e biologia, que contam com aulas práticas presenciais como uma estratégia de ensino foram prejudicadas. O objetivo desta pesquisa foi utilizar três jogos digitais que abordam conceitos relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), disponíveis na internet, em turmas do ensino fundamental II de uma escola pública localizada no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, e analisar os resultados.

Biografia do Autor

Isabel Nogueira Carramaschi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Docente na Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro. 

Bianca Pereira da Silva Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Química na Universidade Federal Fluminense (UFF).  Docente na Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro.

Luis Felipe da Silva Nóbrega, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Educação Básica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor Geral da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro. 

Deyse Almeida dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto e docente do IFMG campus Arcos. 

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Publicado
2022-09-28
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência