A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NO PROGRAMA CONTA PRA MIM (2019): O CASO “CHAPEUZINHO VERMELHO”

Palavras-chave: “Conta pra Mim”. Formação de Leitores. Escola e Família.

Resumo

O presente artigo ocupa-se em problematizar o processo de apropriação dos contos de fadas inscritos no programa “Conta pra mim”, lançado em dezembro de 2019 pela Secretaria de Alfabetização e disciplinado pela Portaria MEC nº 421. Justifica-se a pesquisa em razão de a necessidade de discutir a qualidade estética dos materiais disponíveis, os modos de mediação de leitura e o papel de pais e educadores no cenário pedagógico brasileiro quando se debate a importância da literatura, do letramento e do processo de formação de leitores. Para tanto, apresentamos uma possibilidade de leitura do conto Chapeuzinho Vermelho, sublinhando como a citada narrativa foi abordada e adaptada na coleção com o propósito de inserir a criança no universo das letras.

Biografia do Autor

Fernando Teixeira Luiz, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Pós-doutor em Literatura Comparada.  Doutor em Letras. Mestre em Educação. Graduação em Pedagogia. Professor do Departamento de Artes Visuais da FACLEPP/ UNOESTE.

Alana Paula de Oliveira, Prefeitura Municipal em Presidente Prudente/SP

Doutora em Educação pela UNESP/ Presidente Prudente. Docente da Prefeitura Municipal em Presidente Prudente.

Referências

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Publicado
2022-07-20