TÊNIS DE MESA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Tênis de Mesa. Esporte Escolar. Crítico Superadora.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta pedagógica a partir da abordagem crítico superadora nos anos finais do Ensino Fundamental. Logo, elencamos os conceitos e aspectos históricos da pedagógica crítico superadora e criamos a nossa proposta a partir desta, apresentando também o esporte tênis de mesa a partir da sua história, regras e evolução. A metodologia adotada é de natureza qualitativa valendo-se de uma pesquisa bibliográfica. Por fim, acreditamos que seja possível incentivar a prática do ensino de Tênis na Educação Física escolar e trabalhar as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular para o ensino dos esportes de rede, em especial os de raquetes.

Biografia do Autor

Lucas Gloria da Luz, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

GraduaDO em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Lucas Xavier Brito, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Pós-doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado
2022-11-21