MOBILE LEARNING E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Mobile Learning. Mediação Pedagógica. Tecnologia. Educação.

Resumo

Com o crescimento da aplicação de tecnologias digitais, móveis e sem fio, o conceito de Mobile Learning (aprendizagem móvel) ganha cada vez mais importância nas relações socioeducativas. Este artigo objetiva apresentar esse recurso didático ao ensino, as metodologias empregadas e os processos de mediação pedagógica, além de evidenciar os benefícios e limitações oferecidos na aprendizagem em sala de aula.  Os referenciais teóricos utilizados para nortear esta pesquisa estão embasados principalmente nos estudos de José Manuel Moran, Amarolinda Saccol, Eliane Schlemmer e Jorge Barbosa, no que tange o uso dos dispositivos móveis no ambiente educacional. Os dados foram gerados por meio de questionário, aplicado aos participantes da pesquisa: estudantes do programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação de uma universidade privada localizada no Distrito Federal. As reflexões apontaram que o mobile learning constitui uma inovação na educação, contudo, exige um planejamento didático adequado permeado por uma sólida intencionalidade pedagógica.

Biografia do Autor

Ellen Dean Ribeiro Teixeira, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Rosana Roriz Carneiro Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).  Professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UCB/DF. 

Referências

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Publicado
2022-07-05