OS CONCEITOS DE “ITEM” E “QUESTÃO”: PERSPECTIVA BAKHTINIANA PARA DISTINÇÃO DOS TERMOS

Palavras-chave: Item. Questão. Gênero do discurso. Terminologia.

Resumo

Pertencentes ao contexto avaliativo, “item” e “questão” são termos tomados como variantes denominativas, ou seja, designam o mesmo objeto no mundo. Esses termos “sinônimos” têm servido para denominar uma unidade avaliativa discreta, componente de testes e provas escolares. Uma vez estudados pelo viés do gênero do discurso (BAKHTIN, 2003), as diferenças entre os objetos “item” e “questão” tornam-se evidentes, em diferentes níveis de análise. Por exemplo, as práticas sociais que dão origem a esses gêneros são sistematizadas em diferentes momentos históricos, e nascem para atender a demandas sociocomunicativas também distintas (PILETTI e PILETTI, 2012; PASQUALI, 2013). Além disso, os gêneros “item” e “questão” possuem elementos estruturais bastante marcados, capazes de constituir importante argumento a favor da distinção conceitual desses termos (OSTERLIND, 2004; CUNHA, 2010). Este trabalho recorre aos estudos de gênero do discurso para corroborar com a tese de que há diferença conceitual entre os termos “item” e “questão”.

Biografia do Autor

Bruno de Assis Freire de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor no Instituto Federal Minas Gerais – campus Sabará.

Publicado
2023-04-04